- revestimento rutílico: são eletrodos com grande quantidade de rutilo (TiO2) no revestimento, gerando uma escória abundante, leve e de fácil remoção. ... A escória é pouco abundante, de média dificuldade de remoção, porém o arco é de alta penetração, que é sua característica mais importante.
O eletrodo revestido é um condutor metálico que permite a passagem de uma corrente elétrica. É constituído por um núcleo metálico chamado alma, envolvido por um revestimento composto de matérias orgânicas e/ou minerais, com dosagens bem definidas.
A soldagem com eletrodo revestido é um processo manual realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, a alma do eletrodo e seu revestimento de fluxo. ...
É realizada com um arco elétrico que é formado pelo contato do eletrodo com a peça a ser soldada e que funde ambos ao mesmo tempo. O eletrodo vai sendo gasto à medida que se forma o cordão de solda e o processo é protegido do ar atmosférico pelos gases (O2 e N2) de combustão do revestimento e por uma escória.
A soldagem é basicamente representada por um processo no qual duas peças de metal são unidas por meio do calor e da eletricidade. Na soldagem um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, esta gota se arrefece e gera uma forte união entre as peças.
A soldagem é a forma mais econômica e eficiente de unir metais de forma permanente. É a única maneira de unir duas ou mais peças de metal para que funcionem como uma única peça.
Muito utilizado na indústria em geral, o processo de soldagem serve para a fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros, etc.).
A solda MIG/MAG é um processo de soldagem por arco elétrico entre um metal de base e um consumível em forma de arame, denominado eletrodo não revestido, fornecido por uma alimentação contínua, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão, sob uma atmosfera de proteção gasosa.
O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.
Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois, embora proporcione uma maior taxa de fusão do eletrodo, proporciona um arco muito instável.
As dois tipos de solda envolvem gases. Isso já pode ser visto nos nomes destes: Tungstênio Inerte Gás e Metal Inert Gás. A solda MIG utiliza uma alimentação semi-automática de um arame de solda. ... Já a Solda TIG funciona como um eletrodo de Tungstênio que passa a corrente elétrica até os metais a serem soldados.
Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. ... A soldagem TIG é largamente utilizada para solda com alumínio e com ligas de aço inoxidável onde a integridade da solda é de extrema importância.
MIG(metal inerte gás):é um processo muito empregado em escalas industriais,pela sua praticidade,estruturalmeteé mais forte que a solda eletrica e mais viavel que a tig economicamente,no processo mig o proprio material de adição é resposavel pela abertura do arco eletrico,sendo o material de adição alimentado ...
O material abaixo é bem didático e explicativo, portanto, se você já conhece os três processos, recomendamos ir direto para as “Aplicações Recomendadas”.
As 5 Melhores Máquinas de Solda em 2018
soldagem MIG
Máquina de solda: quais os principais tipos?
SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO
Esta fonte de alimentação de solda pode ser encontrada em vários fornecedores. A fonte de alimentação mais comum de soldadura é encontrada com 220 a 440 volts ou a partir do fornecedor de energia em qualquer área do mundo.
Em ambos os casos, a energia elétrica pode ser fornecida para soldagem na forma de corrente alternada (CA) ou contínua (CC). Outra forma de classificação é pela sua curva característica de saída: fontes de corrente constante (CI) e fontes de tensão constante (CV).
✓ Temperaturas atingidas: ✓ Até 20.
As principais vantagens da soldagem MIG/MAG são:
A solda por MIG/MAG tem uma grande vantagem frente as demais: por não gerar escória, ela não necessita de acabamento. ... Além disso, as perdas de material são mínimas, pois não há perda de pontas dos eletrodos consumíveis como acontece na soldagem pro eletrodo revestido ou TIG.
A grande vantagem no processo de soldagem é conseguir a união de materiais que são extremamente sólidos, através de operação manual ou automática e equipamentos que permitem uma grande variedade de processos, além de muitos serem portáteis.
Vantagens e desvantagens