O reflexo osteotendinoso ou miotático , também conhecido como reflexo de alongamento profundo ou muscular, é uma resposta motora involuntária a um estímulo externo, caracterizado pela contração do músculo que se opõe a um alongamento induzido.
Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.
Reflexos patológicos (p. ex., de Babinski, de Chaddock, de Oppenheim, de protrusão labial, fundamental, de preensão) são regressões a respostas primitivas e indicam perda de inibição cortical. Os reflexos de Babinski, Chaddock e Oppenheim avaliam a resposta plantar. A resposta reflexa normal é a flexão do hálux.
Por meio desse teste simples, é possível identificar doenças neurológicas ou problemas nos nervos e terminações nervosas, como Alzheimer ou um derrame cerebral. Também se pode diagnosticar doenças medulares se o reflexo não ocorre conforme o esperado.
O teste do reflexo vermelho (TRV), ou teste do olhinho, é um exame utilizado para detecção precoce de patologias oculares congênitas que comprometem a transparência do meio ocular e que podem impedir o desenvolvimento visual cortical.
Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão patelar com um martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo. Imagine que você está costurando uma roupa. De repente você encosta a agulha em seu dedo.
Os atos reflexos são respostas comandadas pelo SNC, que recebem estímulos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, vômito e a salivação e o reflexo patelar. ... Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
Atos reflexos também excluem a conduta. , “os movimentos reflexos são atos reflexos, puramente somáticos, aqueles em que o movimento corpóreo ou sua ausência é determinado por estímulos dirigidos diretamente ao sistema nervoso.... Com efeito, os atos reflexos não dependem da vontade".
são o sistema das membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central, medula espinhal, tronco encefálico e o encéfalo. A meninge consiste de três camadas: a Dura-máter, a Aracnoide, e a Pia-máter.
Em relação à divisão funcional, dividimos o sistema nervoso em somático e autônomo. Já anatomicamente dividimos o sistema nervoso em central (composto pelos órgãos do encéfalo e pela medula espinal) e periférico (composto pelos nervos que partem do sistema nervoso central).
O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. ... Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Durkheim enxergava a sociedade como um organismo social , a divisão funcional se dá pelo modo como a sociedade se encontra dividida de modo coercitivo ou seja , de modo que todas as partes interagem entre si em prol do funcionamento do todo, Durkheim procurava enxergar na sociedade um estado de equilíbrio no qual todas ...
O SNP é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo, de acordo com sua atuação.
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
A porção eferente do sistema nervoso periférico pode ser ainda dividida em duas principais subdivisões funcionais, os sistemas somático e autonômico.
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo.