1. Determinar, ordenar, regulamentar (por estatutos). 2. Estabelecer, decretar (como preceito).
Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.
Uma pessoa assertiva é aquela que demonstra segurança ao agir. Esse indivíduo se comporta de maneira firme e clara, demonstrando resolução e decisão em suas palavras. ... A agressividade, por exemplo, não é construtiva e não leva em consideração as necessidades das outras pessoas.
Significado de Assertiva substantivo feminino Aquilo que se afirma ou se declara como verdade; afirmação. ... expressão Pessoa assertiva: aquela que apresenta habilidades cognitivas e comportamentais que lhe permitem afirmar a própria personalidade sem expressar comportamentos passivos ou agressivos.
Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo. Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.
Benefícios de ser assertivo:
Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso!
Ser assertivo é saber ouvir a opinião alheia e discutir a temática sem agressividade, prezando sempre pelo equilíbrio. Assim como é preciso ser honesto na hora de dizer o que pensa, é necessário também saber ouvir a crítica sem que isso afete a autoestima e a autoconfiança.
Veja quais são as 11 técnicas de comunicação para relações públicas que consideramos essenciais:
Dicas para melhorar as habilidades de comunicação
7 Dicas para Melhorar a Sua Comunicação
Quando falamos de competências de comunicação, nos referimos à capacidade de transmitir mensagens que gerem compreensão e feedback e também o oposto, de compreender e dar o feedback adequado às mensagens recebidas. ... Ouvir a mensagem, processá-la e fornecer a resposta adequada.
Dicas para uma boa Comunicação
A comunicação interpessoal nada mais é do que a capacidade que duas ou mais pessoas têm de trocar informações entre si.
Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde. Quando receber ordens verbais ou resultados de exames por telefone, ouça com atenção e anote tudo no prontuário. Depois, leia para a pessoa o que você escreveu e confirme se a informação está correta. Fique atento!
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.
O cuidado oferecido em ambiente tecnológico hospitalar e as relações interpessoais que se estabelecem neste cotidiano revelam que, para uma efetiva comunicação entre paciente e profissional, são necessárias a escuta, a presença e a sensibilidade, as quais revelam as verdadeiras necessidades de cada indivíduo5.
O vinculo é a relação pessoal estreita e duradoura entre o profissional de saúde e o paciente, permitindo, com o passar do tempo, que os laços criados se estreitem e os mesmos se conheçam cada vez mais, facilitando a continuidade do tratamento, e consequentemente evitando consultas e internações desnecessárias.
A relação profissional-paciente é uma relação de expectativas e esperanças mútuas; o doente espera alívio e, se possível, cura; o terapeuta espera reconhecimento de seu paciente, verificação de seu poder de reparação ou da adequação de seus pontos de vista.
Muitas vezes, o paciente chega ao consultório ou clínica fragilizado, pelas próprias questões relacionadas à saúde. O mínimo que ele espera é ser tratado bem, de forma que a maneira com a qual os profissionais falam com ele seja um diferencial no atendimento.