São lesão de continuidades ósseas que resultam em dois ou mais fragmentos , dificulta a cicatrização devido ao distanciamento dos pedaços de ossos estilhaçados. este tipo de fratura podem ser causadas por projetil de arma de fogo.
As fraturas expostas envolvem, em geral, elevada energia para sua ocorrência, com concomitante lesão das partes moles, o que favorece a infecção pelos germes, além de dificultar sua consolidação.
Uma fratura pode ser, ainda, completa ou incompleta. A fratura completa é aquela que atinge inteiramente a estrutura óssea, enquanto a incompleta gera lesão parcial. Existe ainda a fratura cominutiva, em que o osso é dividido em mais de dois pedaços, é como se ele fosse “esmagado”.
Os sinais e sintomas comumente observados nas fraturas são: Intensa dor no local. Edema (inchaço). Deformidade.
Marque a alternativa correta. I- Exposição do osso para a parte externa. II- Além do osso pode comprometer outras partes como tecido muscular e articulações.
Confecciona e retira aparelhos e talas gessadas como goteiras e enfaixamentos com o uso de material convencional e sintético. Presta suporte ao médico ortopedista na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual.