O que que causa a tireoide? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo.
O que é a doença tireoide?
A tireoide é uma glândula que secreta os hormônios T3 (trioiodotironina) e T4 (tiroxina) e está localizada na região anterior do pescoço. A produção dos hormônios da tireoide depende do estímulo do TSH (hormônio estimulador da tireoide), secretado pela hipófise.
Onde se localiza a glândula da tireoide?
A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide. Na maioria das pessoas a tireoide não pode ser vista, nem sentida. A tireoide tem a forma de H, com 2 lobos, o lobo direito e o lobo esquerdo, unidos por uma parte estreita denominada istmo.
O que é tireoide e quais são os sintomas?
A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida dor, desconforto ou a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pode ser indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.
Como deve ser feita a localização anatômica da glândula tireoide?
A glândula tireoide localiza-se abaixo da região conhecida como pomo-de-adão, na base do pescoço. Em um adulto, pode pesar até 25 g. Ela é pequena, com cerca de 5 cm, e em forma de borboleta, pois possui dois lobos ligados a uma parte central. A glândula tireoide é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo.
Qual sua localização e função da tireoide?
A tireoide fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado pomo de adão. É dali que a pequena glândula, com formato de borboleta e peso de até 25 gramas em adultos, controla todo o metabolismo do corpo. Ela faz isso a partir da produção de dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).