É a indicação das informações - autor, título, edição, editora, local e data de publicação - de uma fonte de pesquisa, para que seja possível identificá-la. As referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com as regras da ABNT.
Se você é um estudante de graduação ou pós-graduação, provavelmente já ouviu falar sobre as recentes atualizações da ABNT, não é mesmo?
Com base na NBR 589, é possível evitar confusões e ambiguidades na representação das datas, garantindo que todas as partes envolvidas interpretem corretamente as informações.
E para obras diferentes do mesmo autor cuja data é desconhecida, saberia dizer se há alguma recomendação da norma? Por exemplo, em inglês, usa-se “n.d.a”, “n.d.b”, “n.d.c” no corpo do texto, que correspondem às seguintes referências:
Em primeiro lugar, faz a formatação de todo trabalho nas normas da ABNT, independentemente do tipo — seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese.
Mas preste atenção, essa regra vale apenas para citações no texto. Na lista de referências que vem lá no final do trabalho, o nome do autor (a) continua sendo todo em caixa alta.
Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.
Olá Tatiana! Esta é uma dúvida que acredito que será sanada na atualização da norma de citação. Normalmente eu não gosto de usar os colchetes, mas penso que se na referência há os colchetes ele deve ser usado na citação.
Se a fonte que você for citar tiver mais de 3 autores ou mais você deve descrever o sobrenome do primeiro autor e em seguida utilizar a expressão et al. que indica “e outros”.
Coloque o cursor no final do texto que deseja citar. Vá para Referências > Inserir Citaçãoe escolha a fonte a ser citada. Para adicionar detalhes, como números de página, se você for citar um livro, selecione Opções de Citaçãoe escolha Editar Citação.
Além disso, em muitas áreas acadêmicas, as ideias e as descobertas evoluem ao longo do tempo, e é importante fornecer informações atualizadas para respaldar seus argumentos.
Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito.
Caso não seja possível saber a data em que a matéria foi escrita, você pode utilizar o ano de copyright do site em questão (basta colocar a letra c seguida do ano, ex.: c2019). Já, caso nem mesmo essa data esteja disponível, é possível usar a sigla [s.d.], que significa “sem data”.
As normas ABNT costumam gerar alvoroço entre os estudantes, especialmente devido à quantidade de regras e especificidades exigidas para a formatação de trabalhos científicos.
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.
Os tipos de citações são: citação direta, citação indireta e citação de citação (apud).
Um trabalho acadêmico é composto por diversas regras que provavelmente você já deve conhecer, tem regra pra tudo, fontes, linhas, parágrafos, muita coisa.
(Sobrenome dos autores em MAIÚSCULAS, separados por ponto e vírgula (;); primeiro nome e nomes do meio por extenso ou só a letra inicial. Título da revista em itálico ou negrito. A cidade é opcional.
Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.
MARKUS, P. M. N.; LISBOA, C. S. de M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Revista da Graduação, [Porto Alegre], v. 8, n. 1, p. 1-15, 2015.
A forma correta de representar números em textos de acordo com a NBR 5892 é por extenso ou em algarismos arábicos. Também é possível abreviá-los pelas três primeiras letras, em minúsculo, seguidas de ponto.