Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. ... A capacidade de compreender a intenção do locutor é chamada de competência pragmática. Como exemplo, suponha uma pessoa queira fazer uma segunda pessoa não fumar numa sala.
A proposta pragmática de Dewey na educação é muito conhecida, mas esta não se pode entender se não vislumbramos a sua preocupação ética e política. ... Formar um cidadão político, no sentido de Dewey,consiste em aproximar a um liberalismo com responsabilidade social, tarefa esta que constitui um desafio para a educação.
De um modo bastante geral, o que vai caracterizar o pragmatismo é uma concepção de conhecimento centrada no valor funcional das descrições reconhecidas como verdadeiras (e, nesse sentido, o pragmatismo é proposto como uma "teoria da verdade" - cf. James, 1907/1949).
A filosofia pragmática preserva a relação com os fatos, mas não despreza as construções religiosas. Trata-as da mesma forma. A religião é possível e bem recebida pelo pragmatismo americano. Não apenas a religião, mas até o senso comum deve ser considerado por James (2005).
Em sentido geral epistemológico-metafísico, realismo, em oposição a idealismo, é a concepção que afirma que o ente real existe "em si", independentemente de nosso conhecimento; quem portanto, o ser não é mera produção do sujeito pensante; que o sentido de nosso conhecimento é adequar-se, assimilar-se ao ente, apreendê- ...
Corrente filosófica segundo a qual uma ideia deve ser julgada por sua funcionalidade e não pelo modo como parece ou soa. William James, com frequência chamado o fundador do Pragmatismo, disse certa vez que ele era “um novo nome para velhas maneiras de pensar”. O pragmático acha que nada é “evidente”.
A teoria do conhecimento investiga os problemas decorrentes da relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, bem como as condições primordiais do saber verdadeiro. ... o problema da verdade no pragmatismo é dado pela utilidade do objeto ou pela ação orientada pelo útil.
Segundo Russell, para os pragmatistas uma crença deve ser julgada verdadeira na medida em que as consequências práticas da adoção dessa crença sejam boas. ... O pragmatismo não apresenta nenhuma razão para que a verdade e a utilidade andem sempre juntas.
Para essas correntes da filosofia, verdade consiste numa cópia fiel da realidade, isto é, aquela teoria que corresponde aos fatos, que "espelha" o real. ... Este é o valor pragmático da verdade - e outro ponto de discordância com Peirce: em James, o pragmatismo também é um método para se alcançar a verdade.
Essa doutrina opõe-se ao fundacionismo, pois este quer encontrar conceitos primitivos e inatacáveis do sistema do saber humano, e um método para inferir todos os demais conceitos. Associa-se a uma "concepção axiomática do saber, que é típica da lógica e dos diversos ramos da matemática" (p.