Quando o oxigênio está presente na fórmula molecular do ácido, ele é chamado de oxiácido. Exemplos: H2SO4, HNO3, H2CO3, H3PO4 etc.
Sabendo que soluções com pH = 7 são neutras, pH > 7 são básicas e com pH < 7 são ácidas, chegamos à conclusão de que o amoníaco e o leite de magnésia são substâncias básicas, e o vinagre e o leite de vaca são ácidos.
ácido sulfúrico (H2SO4). Triácidos ou tripróticos: apresentam três hidrogênios ionizáveis na molécula. Ex. ácido fosfórico (H3PO4).
Um ácido poliprótico é uma substância que pode doar mais do que um próton.
A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.
Definição de base de Arrhenius: Bases são compostos que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único íon negativo o ânion hidróxido (OH-), ou oxidrila ou hidroxila.
* Base é toda espécie química capaz de receber um próton (H+(aq)). ... Por exemplo, o HCl mencionado anteriormente como sendo um ácido de Arrhenius é também um ácido de Brønsted, pois quando ele reage com a água, esta atua como uma base de Brønsted, recebendo o próton: HCl(g)+ H2O(l) → H3O+(aq) + Cl-(aq).
Resposta. Bases de Arrhenius são substâncias que, em meio aquoso, liberam íons OH-. KOH em meio aquoso dissocia-se em K+ e OH-. Alternativa correta é a C.
Resposta: Letra E. Explicação: A letra "E" apresenta uma base porque o elemento Fe não pertence às famílias IA e IIA da tabela periódica.
Hidróxido de estanho , podendo também ser chamado de Hidróxido estânico.