O pirex pode ser definido como um material que passa por um processo de dilatação muito menor quando comparado ao vidro comum. O vidro pirex tem um coeficiente de dilatação igual a 30% menor que o do vidro comum, sendo esse um valor bem expressivo.
O pirex pode ser evidenciado como um material que apresenta um coeficiente de dilatação menor, quando comparado com o coeficiente de um vidro comum. Isso evidencia que o pirex passa por um processo de dilatação muito menor do que o que observamos no vidro comum.
Isso tem a ver com o coeficiente de calor específico do vidro. Quanto menor for o coeficiente de calor especifico mais resistente o vidro será a variação de temperatura. O Vidro pirex tem coeficiente de calor específico menor que o vidro comum.
O vidro pirex resiste melhor às mudanças bruscas de temperatura, que o vidro comum, pois menores dilatações ou contrações, implicam em forças menores.
Resistência ao choque térmico Na verdade o vidro é um bom isolante térmico. Uma consequência disto é que, se um dos lados de uma vidraça se aquece, o calor leva certo tempo até atravessar a espessura e aquecer a outra face, pois o vidro oferece resistência à passagem do calor.
O vidro é suscetível ao choque térmico A cerâmica e o vidro são ambos vulneráveis a este processo, em parte porque não são bons condutores de energia térmica, e também porque não possuem alta resistência à tração.
Levado ao fogo, um vidro grosso racha mais facilmente que um vidro fino. Isso acontece porque o vidro é mau condutor de calor. Assim, se o vidro for espesso, as camadas que ficam em contato com o fogo se aquecem e se dilatam antes das camadas mais afastadas, causando a rachadura.
“Quando aquecido a uma temperatura de cerca de 1 500 graus C, o vidro torna-se totalmente líquido, mas já a partir de 700 graus começa a amolecer. ... Muitas vezes, quando submetido a altas temperaturas, o vidro tende a “estourar”. Isso acontece porque o aumento de temperatura se dá de forma irregular.
Resposta. É porque o calor expande o vidro. ... Quando vc põe a água quente no copo, o vidro da parede interna (que está em contato com a água) expande mais rápido do q da parede externa, por isso q ele quebra. Se vc colocar a água devagar, dá tempo do vidro como um todo aquecer e expandir, aí ele não trinca.
O vidro recozido ou vidro comum suportar diferenças de temperatura por volta de 50° a 60° C. O vidro temperado suportar diferenças de temperatura, de uma face para a outra, por volta de 200° a 300° C.
Falando bem simplificadamente, quando o vidro aquece ou esfria, as moléculas que o compõe afastam ou se agrupam, respectivamente. ... Não vai adiantar você já colocar a garrafa gelada no congelador porque ela não vai estourar por causa do vidro, mas sim por causa da água! Quando a água congela, ela expande.
No caso do copo, a camada de vidro interna se aqueceu e dilatou antes da camada de vidro externa ter se aquecido o suficiente para sofrer a mesma dilatação. Por isso a camada de vidro interna empurra a camada externa e o copo se quebra.
“Isto é sinal de boa sorte”, disse minha mulher. Todos os presentes conheciam esta tradição. Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte.
Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo. Se a água aquecer e o utensílio continuar frio, então é próprio para microondas.
Para a sua comida não há mal nenhum. Quanto mais rápido ela for pra dentro da geladeira, melhor! Para a geladeira, há dois pontos: o primeiro é que, caso você coloque uma panela muito quente, por exemplo, ele vai continuar soltando vapor e este vapor vai mudar a forma como a refrigeração age dentro da sua geladeira.
Não há grandes riscos em colocar alimentos quentes no refrigerador. Quando isso é feito, o compressor trabalha por mais tempo e gasta mais energia do que se operasse em condições normais. Mas o refrigerador não vai estragar por esse motivo.
Se você fizer isso sempre, pode ser que sim. Colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador pode ocasionar a formação de sudação interna – gotas de água que se acumulam no compartimento interno do refrigerador ou a formação de gelo nas paredes do freezer.
As travessas de louça que podem ir ao forno tem o fundo rugoso (ao tocar parece que você está tocando em uma parede de gesso). Algumas marcas têm fundo bem branquinho e outras tem o fundo de outra cor, sendo mais fácil diferenciar.
Todos os produtos da linha Marinex® são feitos de vidro refratário. São peças fabricadas com componentes e materiais que conferem resistência a altas e baixas temperaturas. Portanto, o vidro refratário pode ser levado à geladeira, freezer e forno, sem nenhum tipo de problema.
Por mais que o refratário ature altas temperaturas, ele não aguenta choque térmico. Ou seja, não tire o refratário do forno quente e coloque direto na pia fria, ou do freezer direto para o forno pré-aquecido. ... Apesar da sua resistência, não coloque o refratário direto na chama do fogão pois ele vai rachar.
Tenha em sua cozinha a já conhecida qualidade dos Produtos Nadir. A Lasanheira com tampa Marinex é ideal para preparar aquelas suas receitas prediletas podendo ser usada no forno, até 300 graus, microondas, freezer, geladeira e levada a lava-louças.
Para evitar acidentes, fique de olho nas dicas Não é aconselhável colocar a assadeira de vidro no forno já preaquecido. Ou seja, prefira inseri-la no momento em que o forno for ligado. Jamais utilize o recipiente como suporte para sacos de pipoca de micro-ondas.
Aliás, recipientes de vidro são especialmente recomendados para usar no micro-ondas – fica a dica. Além disso, pratos de papel também podem ir para o forno. ... E é melhor que os pratos usados não tenham pinturas – se a tinta for metálica, poderá haver uma explosão.
Pode sim, desde que você tenha cuidado ao levar o bolo ao forno. Por exemplo, a travessa de vidro não pode estar molhada nem gelada demais. Pois, pode ocasionar em um choque térmico que irá ocasionar em acidentes como trincar sua travessa de vidro.
Se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados, não use o seu micro-ondas até que ele seja reparado por pessoa treinada pela Brastemp.