Um corpo, em tais circunstâncias, é considerado um ponto material (a Terra em relação ao Sol; uma canoa navegando no rio Negro; o “Vivaldão” em relação à cidade). ... Já o corpo extenso é quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material.
Quando as dimensões de um móvel são desprezíveis em comparação com as dimensões dos outros corpos que participam do fenômeno em estudo, podemos tratá-lo como uma partícula ou ponto material. Se as dimensões do corpo não podem ser desprezadas, ele é chamado de corpo extenso.
O ponto material é quando temos um corpo cuja suas medidas são desprezadas. Ex: um cruzeiro mediante a um oceano, o cruzeiro é basicamente nada perto do oceano, ou seja, suas dimensões são desprezadas. O corpo extenso, diferente do ponto material, não são desprezados as suas dimensões, elas serão bem úteis. ...
É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.
Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial. Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo.
Na física, o movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial , sob velocidade constante. ... Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120 km/h.
Movimento relativo é todo e qualquer movimento. ... Um mesmo corpo pode ter seu movimento descrito por vários observadores diferentes, ou seja, relativo à vários referenciais distintos.
Significa que todo movimento é relativo a um referencial, pois movimentos dependem de um referencial. Um corpo sempre estará, simultaneamente, em repouso em relação a alguns referenciais e movimentando-se relativamente a outros. Por exemplo, uma árvore está em repouso em relação a um pássaro pousado nos galhos dela.
No referencial do Sol (parte superior figura), a Terra, além do movimento diurno de rotação em torno de seu próprio eixo, também executa um movimento anual de translação em torno do Sol. ... Esta trajetória anual do Sol em torno da Terra é chamada de eclíptica.
O movimento aparente do Sol é a impressão que temos daqui da Terra que o Sol se move do leste para o oeste,porém é a Terra que se move (movimento rotação).
A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.
Movimento aparente é um conceito da Física, referente ao deslocamento de um corpo em relação a um sistema de referência em movimento também.
O movimento aparente de rotação A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de si mesma. É ele, por exemplo, que determina os dias e as noites. Porém, este movimento determina, visto daqui da Terra, um movimento aparente do sol. ... Dizemos, então, que a incidência solar é menor nas primeiras horas do dia.
Isso quer dizer que a Terra gira no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol, para nós, seja do leste para o oeste. ... A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites.
O sol obrigatoriamente sempre nasce a leste e se põe a oeste, independente dos solstícios? O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte.