O Que O Setembro Lils?

O que o setembro lils

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

“O check-up periódico e as medidas preventivas devem fazer parte de todas as fases da vida do animal. Isso porque, o desenvolvimento de doenças como o câncer pode estar relacionado a questões hereditárias, hormonais, relacionadas à idade do pet e, até mesmo, a fatores ambientais. Outras razões que podem levar ao aparecimento da doença são hábitos alimentares inadequados, obesidade, falta de exercícios físicos e exposição excessiva ao sol”, explica Gisele Starosky, médica veterinária da Fórmula Animal.

Quando as visitas ao veterinário são periódicas, o tutor tem a oportunidade de receber diversos tipos de informações que são importantes para a saúde do animal ― entre elas a prevenção do câncer. Além disso, o animal será examinado e o profissional fará alguns exames, como a palpação das mamas, que identifica possíveis tumores mamários, além de ter a possibilidade de solicitar outros exames mais detalhados, caso seja necessário.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Outra situação é que muitos proprietários reclamam que não conseguem dar o comprimido ao paciente e com isso podemos manipular na forma de xaropes, ou muitas vezes ao contrário, não consegue dar o líquido e conseguimos manipular em cápsulas, o que tem facilitado muito nosso vida. Outra coisa, as vezes o paciente gosta de um petisco e assim conseguimos manipular este medicamento deste modo, facilitando bastante a vida do proprietário, que hoje em dia tem uma rotina muito desgastante, trabalha muito, não fica muito em casa, fica pouco tempo, então o pouco tempo que ele tiver, se puder fazer as medicações de uma forma eficiente, para nós é muito importante, pois conseguimos ter certeza de que ele está dando a medicação, para que quando vier ao retorno, observarmos esta melhora do paciente e sabermos que é o medicamento que está sendo feito de forma correta, o que sempre foi um problema para o Médico Veterinário: o proprietário dar o medicamento de forma correta ao paciente.

Outro ponto importante de informação para os tutores durante as consultas é em relação à castração dos animais. Há estudos que demonstram que a castração precoce reduz o risco de desenvolvimento de tumores mamários em fêmeas, por exemplo. Quando a castração é realizada antes do terceiro cio, o risco de desenvolvimento de neoplasias em cães e gatos reduz drasticamente. E, quando castradas antes do primeiro cio, a possibilidade de desenvolver tumores mamários é ainda menor: apenas 0,5%.

Fique por dentro das principais notícias

Por isso, é extremamente importante a consulta no médico-veterinário de sua confiança, para que ele possa verificar, instruir e diagnosticar, se preciso, colaborando com a saúde dos seus pets.

Comparando uma medicação industrializada com a manipulada, não observamos diferença com relação à eficácia! Muitas vezes se tem um preconceito com a medicação manipulada e pelo contrário, eu tenho tido eficientes resultados; tenho prescrito bastante, pela facilidade de manipular a dosagem que preciso e na melhor forma farmacêutica que preciso (xarope, cápsula, biscoito) e tenho observado eficácia no tratamento dos pacientes. Em geral, pacientes com câncer precisam de medicação com protetores gástricos, protetores hepáticos, anti heméticos e até mesmo quimioterápicos para que sejam feitos em casa. Prescrevo bastante medicação manipulada na Farmácia Vida Animal, observo a eficácia e eficiência de 100% da ação delas e em todos eles, os proprietários ficam bem satisfeitos com o resultado. As medicações de manipulação têm ajudado muito no meu trabalho e tem facilitado bastante a vida do proprietário. Indico muito a Farmácia Vida Animal, gosto do atendimento e todos os proprietários sempre me passam o retorno no consultório, dizendo que foram muito bem atendidos, que gostam muito, pois quando pede para ser urgente a Farmácia Vida Animal agiliza o processo, que os pacientes se dão bem com as medicações, inclusive algumas medicações como a Doxiciclina não dá efeitos gastrointestinais, o que é muito bom!

Os tipos mais comuns de câncer entre cães e gatos são o de pele ― principalmente em animais de pelo curto e claro ―, de mama e de próstata. Há, também, o linfoma ― sendo o vírus da leucemia felina (FeLV) relacionado à ocorrência deste tipo de neoplasia ―, e o tumor venéreo transmissível (TVT), que é um tipo de câncer comum entre os cães.

Sim, hoje em dia os animais têm câncer como os humanos e de todos os tecidos do organismo, desde carcinomas, sarcomas, linfoma, mastocitomas, diversos tumores que cada dia têm se tornado mais comum na rotina da Medicina Veterinária. Há também o câncer de mama em cadelas; a cadela 10 cadelas atendidas que não são castradas e que são mais idosas (acima de 6 – 7 anos de idade), 7 têm pelo menos um nódulo de mama, tanto maligno quanto benigno, e isso é uma casuística que vem se tornando atualmente cerca de 50% dos atendimentos em câncer na Medicina Veterinária. Com isso, cada vez mais buscamos mais estudos e tecnologia para tratar estes tumores de um forma eficiente. Atualmente há a cirurgia como o tratamento primordial para o câncer em geral, a quimioterapia, eletroquimioterapia e criocirurgia. Esta é a realidade da Medicina Veterinária hoje no ES para tratamento oncológico.

Assim como acontece com os humanos, a alimentação saudável e balanceada, a prática frequente de exercícios físicos e o uso de protetor solar estão entre as medidas essenciais que ajudam a prevenir o aparecimento de doenças como o câncer. Mas é importante reforçar que, no caso dos pets, a principal forma de precaução são as consultas regulares e exames de rotina com o veterinário. “As visitas ao consultório devem ocorrer a cada 6 meses, em geral, e não devem ultrapassar o intervalo de 1 ano”, orienta Gisele.

Televisão

Os medicamentos manipulados hoje vieram para facilitar a vida do Médico Veterinário pois muitas vezes o peso dos animais varia muito em relação às medicações que temos hoje no mercado. Temos pacientes de 1kg até 70kg e todas as doses de medicamentos são calculadas por quilo ou por metro quadrado. para fazer a dose exata, não conseguimos partir os medicamentos em ¼, ¾, ½ , enfim, fracionar os comprimidos na forma ideal, então a Farmácia de Manipulação veio para facilitar nossa vida, pois conseguimos dar a dose certa do medicamento sendo eficaz.

O diagnóstico precoce é a única maneira de enfrentar o câncer com possibilidades de prolongamento da vida do animal e, por que não, obter a cura. Dessa forma, tornam-se indispensáveis as visitas frequentes ao médico-veterinário, para que o mesmo acompanhe a saúde do pet e possa identificar possíveis riscos, antes mesmo que a doença comece a se manifestar, bem como auxiliar os donos com orientações de prevenção.

Se detectado em fases iniciais, o câncer pode ser tratado e o animal ter vida longa, com excelente qualidade, podendo até chegar à cura. Além disso, alguns tipos de tumor podem ser prevenidos, evitando a dor e o desconforto do seu bichinho.

Televisão

Os tumores de mama, pele e os linfomas são as modalidades mais incidentes no Brasil. O câncer não faz distinções, atinge fêmeas e machos na mesma proporção. Porém, algumas raças são mais acometidas que outras, principalmente em animais idosos. Observa-se que, com o aumento da expectativa de vida dos animais, a incidência de neoplasias malignas tem aumentado.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um em cada cinco cães pode desenvolver algum tipo de câncer ao longo de sua vida. Já um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), mostra que 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem câncer de mama, sendo que cerca de 20% desses diagnósticos são feitos tardiamente, dificultando o tratamento e reduzindo a possibilidade de cura.

Esta causa visa diminuir os diagnósticos de câncer e prolongar a vida e vitalidade dos bichinhos, informando aos donos a importância de levar os pets ao médico-veterinário de sua preferência para acompanhar a saúde dos mesmos e identificar possíveis riscos, evitando o desenvolvimento da doença.

Também é importante que os tutores fiquem atentos ao comportamento do animal, em lesões que não cicatrizam e no aparecimento de massa ou bolinhas pelo corpo do pet. “Esses sinais indicam que algo não está certo e que o tutor deve buscar a ajuda de um veterinário imediatamente”, alerta a médica veterinária da Fórmula Animal.

Apesar de alguns estudos epidemiológicos evidenciarem a ligação da obesidade ao desenvolvimento de câncer, ainda não se sabe exatamente como se dá esse mecanismo. Como forma de prevenção, promover uma alimentação equilibrada é importante para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal. Além disso, o consumo de nutracêuticos e fitoterápicos ajuda a reduzir o risco de aparecimento da doença. Eles também podem ser usados como tratamento adjuvante nos casos em que a doença já está instalada, visto que melhoram a resposta dos pets contra os efeitos colaterais da quimioterapia.

O Setembro Lilás visa a conscientização dos proprietários no cuidado dos seus cães à medida que eles vão ficando idosos. Sabemos hoje em dia que com a Medicina Veterinária os cães têm vivido muito mais, os proprietários têm tido mais conscientização do cuidado, leva mais ao veterinário para consultas rotineiras e com isso os animais têm vivido mais tempo. Com isso tem aparecido mais doenças e diferentes, como a Síndrome Descognitiva Canina (um Alzheimer canino), entre outras, inclusive o câncer, que tem uma incidência maior em cães mais idosos que têm suas células mais “velhinhas” e não conseguem reparar as injúrias do meio, sem contar o fator genético como pré-disposição. O Setembro Lilás é mesmo de conscientização dos proprietários e fazer com que eles sempre levem ao veterinário para um check up e diagnosticar um câncer em sua fase inicial onde sua chance de cura é muito maior.

Sabe-se que uma forma de prevenção aos tumores de mamas para fêmeas, gatas e cadelas, é castrá-las antes de um ano de idade, o que diminui as chances de desenvolvimento da doença. Há ainda outros tipos que podem ser prevenidos através de vacinas, aplicação de protetor solar, cuidados com a alimentação, entre outros.

Fórmula Animal é uma rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada. Na Fórmula Animal as formulações são feitas no formato e sabor que o animal mais gosta, facilitando a vida dos tutores que escolhem como desejam oferecer a medicação ao seu animal – que pode ser em biscoitos, pastas, sachês saborizados, cápsulas, torrões de açúcar, entre outras. A marca conta com mais de 80 franqueados distribuídos pelo Brasil e continua expandindo seguindo a premissa de proporcionar bem-estar aos animais e às famílias, desde 2010. Em 2022, a Fórmula Animal recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

câncer é uma das principais causas de óbito entre cães e gatos, mas, com a adoção de algumas medidas preventivas, os pets podem ficar a salvo da doença. Por isso, em 2016, a Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos e produtos voltados à saúde animal de forma personalizada ― idealizou o Setembro Lilás, campanha de conscientização e combate ao câncer animal.

Qual o mês roxo?

Fevereiro roxo é o mês de conscientização sobre doenças como: lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer. O fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia.

Porque mês roxo?

Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação.

Qual a cor do Alzheimer?

Fevereiro Roxo: Mês de Conscientização sobre o Alzheimer. Em fevereiro, a cor da causa escolhida por profissionais de saúde é roxa. Em alguns lugares, pode ser laranja também.

O que se combate no setembro roxo?

Setembro Roxo: mês de conscientização da Doença de Alzheimer Dia 21 de Setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Por isso, esse mês é conhecido como Setembro Roxo ou Setembro Lilás.

O que é o setembro Dourado?

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

Porque setembro roxo?

Setembro é o mês nacional de conscientização sobre Fibrose Cística, uma doença genética rara, que afeta o sistema respiratório e digestivo, e é simbolizada pela cor roxa em todo o mundo.

Por que setembro roxo?

Setembro é considerado o mês de conscientização da Fibrose Cística, doença genética conhecida como Doença do Beijo Salgado.

Qual é o Dia Mundial de Alzheimer?

A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que é celebrado no dia 22.

Qual o mês do Alzheimer?

Conhecer a demência, conhecer o Alzheimer: o poder do conhecimento – Setembro, Mês Mundial do Alzheimer | Biblioteca Virtual em Saúde MS.

O que significa o setembro Verde?

Verde – O dia nacional de Luta da Pessoa com deficiência, 21 de setembro, foi instituído por movimentos sociais em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, originando a campanha setembro verde.

O que é o setembro vermelho?

Criada pela Federação Mundial do Coração, a campanha Setembro Vermelho tem como objetivo conscientizar a população com ações que promovem a informação sobre prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Setembro é considerado o mês do coração porque no dia 29, do mesmo mês, é celebrado o Dia Mundial do Coração.

O que é o novembro Dourado?

Neste mês, a campanha Novembro Dourado enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes - o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado no dia 23 de novembro, data instituída pela Lei nº 11.650, de 4 de abril de 2008.

Como surgiu o setembro Dourado?

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

Qual o significado de setembro Vermelho?

O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma inciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas.