Senso comum é a primeira forma de conhecimento praticada pelo homem, desde o instante em que passou a viver em grupos. Trata-se de característica comum às sociedades humanas e apenas a essa espécie, que não depende apenas de seu instinto para sobreviver.
É buscar formas mais elaboradas de pensar, tentando ver os diversos lados da questão analisada. Muitas pessoas se deixam levar pelo senso comum e acabam tendo opiniões erradas sobre as coisas que acontecem no mundo.
O conhecimento científico é objetivo e costuma usar linguagem rebuscada. Com isso, a ciência acaba se opondo ao senso comum, pela necessidade de comprovação de teorias oriundas de estudos e pesquisas. Embora seja comprovado, é um conhecimento provisório visto que ao ser testado com frequência pode ser reformulado.
O senso comum observa o fato e o explica a partir de um olhar sem embasamento científico. O senso comum não pode ser capaz de desnaturalizar o olhar.
Verificado por especialistas A filosofia pode superar o senso comum instigando os indivíduos a conhecerem a si mesmos e a sociedade que os rodeiam investigando as coisas ao seu redor e se valendo de outros conhecimentos, como o científico por exemplo.
Resposta: positivos: com o senso comum adquirimos conhecimento sobre o mundo de uma maneira mais prática, espontânea e simples. negativo: como o senso comum não é uma baseado em fatos reais, acaba originando opiniões preconceituosas que não de acabam com o tempo, gerando. conflitos e desentendimentos na sociedade.
O senso comum é mais voltado para a cultura do local, os mitos e verdades herdados pelos mais antigos. O sendo científico existe justamente para confrontar ciências, religiões, e claro, desenvolver curas, tecnologias, conhecer novas doenças, etc.
a importância consiste na diferença entre os modos como o conhecimento é adquirido e propagado. O senso comum nasce a partir do conhecimento empírico e é passado de geração a geração, sem nenhum questionamento ou análise sistematizada.
Com base nas ideias do sociólogo Boaventura de Souza santos, as vantagens da aproximação entre o sendo comum e a ciência são: o senso comum ativa o lado curioso do ser humano - o que, dependendo da situação, nos faz questionar e buscar a verdade dos fatos e situações.
O senso comum é um conhecimento é caracterizado por ter várias tentativas, que podem tanto dar certo, quanto dar errado. ... O senso comum é um conhecimento que passa de geração para geração, é um método que era usado por sua avó, depois pela mãe e assim por diante. Já a ciência é um conhecimento que é comprovado.
Senso comum , é a sabedoria popular , que através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano ,como costumes, hábitos ,tradições,éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. Ciência ,busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações.
O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.
A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento é uma das áreas da filosofia que estuda o conhecimento. A epistemologia estuda a formação do conhecimento, a diferença entre ciência e senso comum, a validade do saber científico, dentre outras questões.
A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.
A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.