O prosencéfalo dá origem ao telencéfalo e ao diencéfalo, e o rombencéfalo forma o metencéfalo e o mielencéfalo. O telencéfalo forma o cérebro e os ventrículos laterais. ... Superiormente ao tronco encefálico está o diencéfalo que consiste no tálamo e no hipotálamo, inclui o epitálamo e o subtálamo.
Com o subseqüente desenvolvimento do embrião, o prosencéfalo dá origem a duas vesículas, telencéfalo e diencéfalo. O mesencéfalo não se modifica, e o romboencéfalo origina o metencéfalo e o mieloncéfalo.
O rombencéfalo é a parte do tronco encefálico que compreende a Medula Oblonga ou Bulbo Raquidiano (mielencéfalo) e a ponte (metencéfalo). Forma o chamado cérebro posterior, protuberância anular e o cerebelo, que delimitam uma área rombóide formada pelo quarto ventrículo e a cavidade ependimária.
O mesencéfalo tem origem na vesícula encefálica primitiva média do tubo neural, denominada mesencéfalo. ... A cavidade do mesencéfalo, tal como este, não se subdivide e corresponde ao aqueduto de Sylvius no encéfalo já desenvolvido. Este é um canal estreito que faz comunicar o III e o IV ventrículos.
O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. Ponte: Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. ... A ponte participa de algumas atividades do bulbo.
A sua descoberta começou através do anatomista James Papez, que tentava localizar no sistema nervoso as bases ligadas a emoção. Papez percebeu que as regiões eram conectadas, formando um circuito, conhecido hoje, como “Circuito de Papez”. ... Tem a função de coordernar odores e visões agradáveis de emoções anteriores.
Um pedaço vai ao córtex cerebral, gerando experiências subjetivas de medo, alegria enquanto a outra parte vai ao hipotálamo e cria “sintomas”. Assim, a experiência emocional e reação fisiológica se tornam objetos simultâneos, mas aqui a consideração de um centro inicial à emoção é um erro.
Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal. O córtex pré-frontal tem uma grande implicação no comportamento social.
Basicamente, resumem-se as funções em: - Córtex sensorial: recebe todas as informações táteis do corpo (incluindo vibração, de temperatura e dor). - Córtex de associação sensorial: é quando todas as informações relativas às sensações são processadas. - Córtex visual: responsável pela visão e construção das imagens.
Uma boa forma de gerenciar o estresse é por meio da meditação. Estudos mostram que a técnica aumenta a espessura do córtex cerebral e estimula mais conexões entre os neurônios, aumentando a capacidade de raciocínio e a memória.
Confira algumas que podem te ajudar: