Luís de Camões
A arte flamenga ganhou entre os portugueses grande prestígio, que a importavam em quantidade, disputando as melhores obras e artistas, com o Renascimento nórdico a influenciar as artes plásticas e na música.
O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).
O contato com o renascimento chegou através da influência de mercados italianos que investiam no comércio marítimo, onde Portugal foi um dos pioneiros. O contato comercial com a França, Espanha e Inglaterra ( outros pioneiros na expansão marítima ) era assíduo, o que fez intensificar o intercâmbio cultural.
Em Portugal o Renascimento estende-se de meados do século XV a finais do século XVI.
A literatura renascentista é caracterizada pela adoção de uma filosofia humanista e pela recuperação da literatura clássica da Antigüidade, e se beneficiou da disseminação da impressão na última parte do século XV.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. ... Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici.