Os Pioneiros da Educação Nova demandavam um ensino laico, gratuito, universal e obrigatória, sendo do Estado a responsabilidade na garantir e promoção disso tudo. ... Eles também se colocavam contra a divisão da educação de acordo com a divisão social.
O ensino deveria ser leigo, ou seja, sem a influência e a orientação religiosa que tinham marcado os processos educacionais até então. A função da educação era formar um cidadão livre e consciente que pudesse incorporar-se ao grande Estado Nacional em que o Brasil estava se transformando.
Concluindo que as reformas educacionais abrangem o processo formativo do homem, estendendo-se a vida familiar, dentro os movimentos sociais e nas organizações culturais da sociedade de modo a expandir o sistema de ensino do Brasil em todos os níveis vivenciados pela população brasileira.
Programa da disciplina História da Educação - situa a conjuntura em que o educador Sampaio Dória realizou uma reforma educacional no Estado de São Paulo na década de 1920. Sampaio Dória queria aumentar o acesso à escola pois acreditava que o analfabetismo era o maior inimigo da Pátria.
Mesmo assim, O ensino no período Imperial foi organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites.
23 A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alter- nância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, em que o interesse do processo de aprendizagem as- sim o recomendar.