O imperativo em espanhol é um modo verbal que se presta a várias funções, entre elas dar ordens, conselhos, instruções etc. ... A afirmativa apresenta verbos regulares e irregulares, e a negativa não possui irregularidades, pois se baseia na conjugação de outro modo verbal: o subjuntivo.
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação. Os outros modos verbais são: indicativo e subjuntivo.
O imperativo expressa uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica.
Para a conjugação do verbo no imperativo afirmativo, repete-se a mesma forma do presente do modo indicativo, na 2ª pessoa do singular (tu) e a 2ª pessoa do plural (vós). Deve-se retirar o “s” no final do verbo conjugado e colocar o pronome na frente.
A oração que possui verbo no modo imperativo afirmativo é: (D) Saia da frente, estou sem freio no carro! Explicação: A forma verbal "saia" está no modo imperativo afirmativo, expressando uma ordem ao interlocutor.