Um estudo científico não visa responder de forma generalizada a todas as dúvidas existentes, esgotando, assim, o assunto. Os melhores estudos são aqueles elaborados para responder a uma única dúvida específica, sendo que, na maioria das vezes, idéias para estudos complementares adicionais são também sugeridas.
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
Os artigos definidos e indefinidos são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).
Podemos separar os artigos científicos em dois tipos gerais, os de periódico (ou divulgação) e os de revisão, que podem ser anuais ou seletivos.
O artigo deve conter no mínimo 12 e, no máximo, 20 páginas, e deve ser composto pelas seguintes partes: 1) título; 2) nome dos autores; 3) resumo; 4) abstract; 5) palavras- chaves; 6) introdução; 7) revisão de literatura ou referencial teórico; 8) material e métodos ou aspectos metodológicos; 9) resultados e discussão; ...
A redação do artigo científico
Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo. O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.
Para artigos originais, Lakatos e Marconi (1992) sugerem que o texto contemple os itens: introdução, materiais e métodos, resultados, discussões e conclusão. Em materiais e métodos deve ser descrito como a pesquisa foi realizada, a fim de permitir que qualquer outro pesquisador possa repetir a pesquisa.
Um artigo é considerado uma pesquisa original ou inédita quando o autor (ou os autores) de um estudo ou de uma experiência descreve sua hipótese e a finalidade do estudo, detalha seus métodos de pesquisa, relata os resultados, os interpreta e discute possíveis implicações dos mesmos.
Um artigo inédito é um original nem publicado antes no mesmo formato nem no mesmo canal de comunicação e destinado a um grupo de leitores específicos ou geral.
Artigo de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
EDITORAÇÃO CIENTÍFICA Originalidade é diferente de novidade. Original não precisa ser novo ou inédito, mas ir às origens do tema. Importância dá-se pela pesquisa dar ou encaminhar uma resposta para determinada questão, tanto prática quanto teórica.
Doze características surgiram, ou seja, existe originalidade num trabalho cientifico se estivermos perante algo novo como: interpretação, metodologia, método, hipótese, tema, resultado, dados, testes, objetivos, pesquisa empírica, feito pelo autor e contribuição para o conhecimento.
Conheça 3 aspectos fundamentais do artigo científico