O cavalgamento de aorta ou aorta cavalgante é um defeito cardíaco congênito, onde a aorta é posicionada diretamente sobre um defeito do septo ventricular (CIV), em vez de estar sobre o ventrículo esquerdo.
A tetralogia de Fallot é uma doença cardíaca genética e congênita que acontece devido a quatro alterações no coração que interferem no seu funcionamento e reduzem a quantidade de sangue que é bombeado e, consequentemente, a quantidade de oxigênio que chega aos tecidos.
A tetralogia de Fallot é uma moléstia cardíaca congênita composta por quatro defeitos anatômicos (Figura 1), sendo eles a estenose da valva pulmonar, a hipertrofia ventricular direita, o defeito septal interventricular e a dextroposição da aorta (ETTINGER & SUTER, 1970; BONAGURA, 1992; EYSTER, 1993; FOSSUM, 1997; ...
O diagnóstico da tetralogia de Fallot é sugerido por anamnese e exame físico, complementado por radiografia de tórax e ECG e corroborado por ecocardiograma 2D com Doppler colorido.
Os sinais e sintomas da tetralogia de Fallot dependem do tempo de sua evolução e de seu menor ou maior grau de importância. O maior deles é a cianose , a qual se apresenta desde muito cedo, no recém-nascido. Ocorre também: Sopro sistólico.
Em Porto Alegre, a primeira operação cardíaca foi realizada, em junho de 1951, pelo Dr. José Carlos da Fonseca Milano. A operação realizada foi a ligadura de um Canal Arterial em paciente de 17 anos.
"Carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes/leites com baixo teor de gordura são os pilares da dieta saudável, mesmo para aqueles que não sofreram infarto", diz. Peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, também devem entrar no prato.