O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
A esplenectomia é a cirurgia para a retirada total ou de uma parte do baço, que é um órgão localizado na cavidade abdominal e que é responsável por produzir, armazenar e eliminar algumas substâncias do sangue, além de produzir anticorpos e manter o equilíbrio do corpo, evitando infecções.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
A ruptura do baço é uma lesão grave, frequentemente causada por um trauma sobre o abdômen, como nos acidentes de trânsito, lesões desportivas, socos em brigas ou quaisquer tipos de pancadas na barriga. Ele pode romper imediatamente após o evento causador ou dias e até semanas após.
Como já comentamos, o hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
A hematologia é a área da medicina que estuda todos os componentes relacionados ao sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, esse especialista também investiga os órgãos onde ele é produzido, como a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.
Existem diversos especialistas que avaliam e tratam pessoas com distúrbios do fígado. Primeiro há o médico clínico. Ele frequentemente é o primeiro a descobrir que há alguma coisa errada com o fígado. A partir dali o paciente é rotineiramente encaminhado a um especialista, seja um gastroenterologista ou hepatologista.
O Nefrologista é um especialista de problemas renais, somente. Além disso, o nefrologista atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos. O Urologista por sua vez, atende pacientes com outros tipos de problemas, não somente os renais.
Toda vez que ocorre uma agressão aguda ao fígado podem aparecer sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdômen junto às costelas, náuseas, vômitos, urina escura (colúria), fezes mais claras (hipocolia fecal) e olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado.