A análise sensorial ou avaliação sensorial é uma ciência que utiliza os sentidos humanos visão, olfato, tato, paladar e audição, para avaliar as características ou atributos de um produto.
Dentro da disciplina de análise sensorial encontram-se diversos testes, dentre os quais se destacam: testes discriminativos (triangular, duo – trio, ordenação, comparação pareada e comparação múltipla), testes descritivos (perfil de sabor, perfil de textura e análise descritiva quantitativa) e testes afetivos ( ...
Na literatura é possível identificar diversas aplicações da análise sensorial na indústria, dentre as quais podemos citar: ▪ Desenvolvimento de novos produtos; ▪ Otimização de produtos; ▪ Determinação / avaliação da vida-de-prateleira; ▪ Testes de mercado (para produtos novos e já existentes); ▪ Melhoria de produtos; ▪ ...
Um alimento de boa qualidade apresenta características sensoriais agradáveis, próprias do produto, tais como coloração, consistência, aroma e sabor característicos. Quando estes atributos não atendem às expectativas do consumidor, outros produtos com sabor e tempo de prateleira esperados serão escolhidos.
A análise sensorial pode ser feita por três métodos: os métodos discriminativos, os métodos descritivos e os métodos afetivos. Os métodos discriminativos são usados para determinar se existe diferença sensorial significativa entre amostras. Estes métodos podem ser ainda classificados como direcionais ou simples.
Reconheceu-se que a qualidade sensorial é função tanto dos estímulos procedentes dos alimentos ou de outros materiais de consumo como das condições fisiológicas, psicológicas, sociológicas e ambientais.
Qualidade sensorial HOMEM ALIMENTO AMBIENTE Condições fisiológicas Condições psicológicas Condições sociais Características físicas e químicas O sucesso na aplicação da análise sensorial está diretamente relacionada a redução ou eliminação dos fatores que podem influenciar o indivíduo.
- Teste triangular Objetivo: verificar se existe diferença significativa entre duas amostras que sofreram tratamentos diferentes. ... Método: apresente as amostras ao provador e solicite que ele ordene as amostras em ordem crescente ou decrescente do atributo sensorial avaliado.
Voltado para o mercado consumidor, os testes afetivos representam as opiniões e gostos dos consumidores sobre determinado produto e são analisados de forma quantitativa. Esse tipo de teste pode ser aplicado em diversas situações, uma delas é na otimização da qualidade de um produto.
Teste discriminativo – Método de comparação pareada Teste que obedece à ISO 5495, visa identificar qual dentre duas amostras codificadas apresenta um determinado atributo (como crocância, por exemplo) mais intenso do que a outra, ou qual é a amostra preferida. O número de julgadores para esse teste é de no mínimo 15.
A escala hedônica estruturada é um método que analisa a preferência dos consumidores por determinados produtos por meio de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecida. ... Na realização dos testes, os provadores devem ser instruídos sobre as principais características do produto em questão.
Em um único alimento encontramos dois tipos diferentes de texturas: crocante e macio. O mesmo acontece com a mandioca frita. A carne de churrasco assada é outro exemplo que na boca iremos senti-la “seca” e salgada por fora, suculenta e adocicada por dentro.
O teste de comparação pareada é utilizado quando duas amostras são fornecidas ao julgador para que seja determinada qual das duas possui o melhor atributo (doce, temperado, salgado, dentre outros). ... No teste de ordenação três ou mais amostras são ordenadas por intensidade ou grau de algum atributo específico.
No setor de alimentos, a análise sensorial é de grande importância por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto, sendo parte inerente ao plano de controle de qualidade de uma indústria.
Integração sensorial – O que é, qual sua importância e dicas de como estimular. ... A boa notícia, é que a estimulação sensorial correta pode leva à adaptação, resultando na melhora das respostas ao ambiente, da percepção corporal, da exploração do meio e do comportamento no geral.
Embora a adaptação sensorial reduza nossa sensibilidade, ela oferece um importante benefício: ela permite que foquemos em alterações informativas de nosso ambiente, sem nos distrairmos com estímulos constantes não informativos de roupas, cheiros ou barulhos da rua.
Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.
As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas, que estimulam os cinco sentidos dos pequenos. Alguns sentidos, como a visão e a audição são naturalmente estimulados, principalmente, na fase escolar.