São músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. Eles estão conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.
possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
Os músculos agonistas são responsáveis diretamente pelo movimento desejado, sendo os principais agentes na execução de um movimento; os antagonistas são músculos que oferecem resistência à ação do músculo agonista; e os sinergistas são músculos que auxiliam os antagonistas, garantindo que não ocorra movimentos em ...
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Os músculos podem também ser classificados quanto à funcionalidade em, agonistas, antagonista e sinergistas. O músculo agonista executa o movimento principal. O antagonista executa o movimento oposto ao agonista, seja para regular a rapidez do movimento ou a potência de ação.
Quanto à Forma: Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações (uni ou bi-articulares). Exemplo: bíceps braquial. b) Curtos: encontram-se nas articulações cujos movimentos têm pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Exemplo: músculos da mão.
O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.
Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Enquanto isso as fibras do fascículo grácil continuam como o ramo principal do nervo acessório, e inervam o músculo esternocleidomastóideo e o músculo trapézio.
O núcleo do nervo hipoglosso está localizado no tronco cerebral (encefálico), ao nível do trígono do hipoglosso. O nervo hipoglosso deixa o crânio através do canal do hipoglosso. Ele continua inferiormente, acumulando fibras dos nervos espinhais cervicais C1 e C2.