Repouso pancreático: jejum absoluto (evitar a autodigestão) e repouso no leito; Reposição de volume parenteral; Tratar a hiperglicemia caso ocorra; Monitorar sinais vitais (hipotensão, taquicardia, taquipneia).
O tratamento medicamentoso correto, a correção dos fatores agressivos, controle das outras doenças de base como hipertensão e diabetes, melhora do estilo de vida e uma alimentação correta podem fazer com que haja uma discreta melhora da creatinina, e o mais importante, podemos mantê-la estável no decorrer dos anos, ...
Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos. Através do resultado da creatinina seu médico pode calcular a taxa de filtração renal (também chamada de clearance de creatinina), que é basicamente o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto.
O exame de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Em níveis elevados, a creatinina pode indicar condições como insuficiência renal, infecção nos rins, desidratação e problemas durante a gravidez.
Como deve ser a alimentação. Como na maioria dos casos o aumento da creatinina no sangue está relacionado com alterações nos rins, é importante que sejam feitas algumas alterações na alimentação para evitar sobrecarga nos rins e agravamento da doença.
Sempre abrir. Creatinina é uma substância proveniente da degradação de da creatina fosforilada (ou fosfocreatina). A creatina é produzida pelo fígado, rins e pâncreas e então transportada até os músculos, onde é degradada por meio da catalisação pela enzima creatina-quinase.
Veja abaixo as principais fontes destas substâncias
Como controlar o fósforo?
Alguns pesquisadores afirmam que as sementes do mamão são úteis na prevenção da insuficiência renal, contribuindo para a saúde dos rins. Além disso, acredita-se que também são maravilhosas para desintoxicá-los. E ainda pode matar bactérias como a E. coli, Salmonella e Staphylococcus, impedindo muitas infecções.
Uma dieta equilibrada deve sempre incluir hidratos de carbono, proteínas, gorduras, minerais e líquidos. A clara de ovo é rica em proteína, recomendada para doentes em hemodiálise e diálise peritoneal.
Esses alimentos são: