A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
Enquanto no Brasil a independência ocorreu de forma rápida (curto espaço de guerras e poucos focos de resistência à independência), preservou a unidade territorial e instituiu uma monarquia; na América espanhola ocorreram longas guerras, com maior participação popular, ocorreu a fragmentação político-territorial e ...
O primeiro movimento independentista na América Central se deu em 5 de novembro de 1811, quando uma conspiração encabeçada pelos padres José Delgado e Nicolás Aguilar tentou apoderar-se de armas depositadas numa casamata de San Salvador e de 200 mil pesos depositados nas arcas reais, que consideraram suficiente para o ...
O país tornou-se independente da Espanha em 1821, e com isso acabou unindo-se com o México. De 1823 a 1838, a Costa Rica integrou a Federação Centro-Americana, quando no último ano de integração ela passou a ser república independente. Somente em 1889, houve a primeira eleição presidencial democrática do país.
A América Central pertence ao continente americano que é formado também pela América do Sul e a América do Norte. A América Central é um istmo, que se limita ao sul com a Colômbia, ao norte com a península de Iucatã, no México, a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o mar do Caribe (oceano Atlântico).
Exploração. O litoral atlântico da América Central começou a ser explorado após a quarta viagem de Cristóvão Colombo (1502), que dele tomou posse em nome da coroa espanhola. Vasco Núñez de Balboa descobriu o Pacífico a 25 de setembro de 1513.
O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.
A América Central Continental corresponde à uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão estabelecidos sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
AMÉRICA DO NORTE O país que hoje conhecemos como Estados Unidos da América era formado por treze colônias governadas por colonizadores ingleses. Após a independência, em 4 de julho de 1776, elas passaram de colônias para estados. ... "As colônias cortaram os laços com a Inglaterra e instalaram uma república.
Saint Augustine
Em 4 de julho de 1776, o Segundo Congresso Continental, ainda em realização em Filadélfia, declarou a independência dos Estados Unidos da América em um documento notável, a Declaração de Independência Americana, cujo autor principal foi Thomas Jefferson.
243 anos
Os Estados Unidos possuem atualmente cerca de 30 mil cidades (cities). Certas comunidades urbanas são incorporadas, sendo cidades (cities ou towns, com os primeiros sendo geralmente mais populosos ou administrativamente mais importantes do que os segundos) ou vilas.
O nome do país é América, o gentílico é 'americano'. ... A expressão 'Estados Unidos' apenas define que tipo de país se trata: uma república federativa formada através da união de um certo número de estados. A esses estados, unidos, deu-se o nome de 'América'.”
Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos dos Estados Unidos da América.
Significado de Americano substantivo masculino Aquele que nasceu na América do Norte, Central ou do Sul. Indivíduo que nasceu na América, nos Estados Unidos; norte-americano. Etimologia (origem da palavra americano). Do nome América + ano.
Ainda é possível usarmos a palavra stateside (ou Stateside, com letra maiúscula) quando queremos dizer: nos Estados Unidos; dos Estados Unidos ou ainda, para os Estados Unidos. A palavra é normalmente usada por pessoas que não estão nos EUA no momento.