EQST

O Que Lipoprotena Alta?

O que é lipoproteína alta?

Valores elevados de Lp(a) no sangue é um fator de risco para doença arterial coronariana, doença cerebrovascular, aterosclerose, trombose e acidente vascular cerebral. A associação entre os níveis de Lp(a) e acidente vascular cerebral não é tão forte como entre a Lp(a) e a doença cardiovascular.

Quais são as lipoproteínas?

Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo. Podem ser classificadas em quilomícrons (Qm), lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Como funciona a lipoproteína?

A lipoproteína é o agregado molecular responsável pelo transporte de lípideos em meios líquidos, já que eles não se misturam facilmente com o plasma sanguíneo. Desta forma, as gorduras são revestidas com fosfolipídeos, colesterol e proteínas; a fração proteica é chamada de apoproteína.

Como as lipoproteínas podem ser classificadas?

De acordo com sua densidade e mobilidade eletroforética, as lipoproteínas são classificadas em quilomícrons, lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Como é formada a lipoproteína?

Uma partícula lipoproteica é composta por um centro contendo lípides apolares (triglicérides e ésteres do colesterol) e uma membrana de fosfolípides que constitui o limite externo da partícula e sua interface com o plasma. Nesta membrana estão inseridas as várias apoproteínas, que diferem segundo o tipo de partícula.

Como se formam as lipoproteínas?

As lipoproteínas HDL são formadas em sua maior parte por ésteres de colesterol e recobertas pelas apoproteínas; a apo A-I é a principal. Contêm também em menor quan- tidade, as apo A-II, apo A-IV; apo Cs, apo E e apo J.

Como identificar lipoproteinas?

Vários métodos são utilizados para determinar as subfrações de lipoproteínas. Esses incluem a ultracentrifugação (separação por densidade), eletroforese (separação por carga e tamanho) e espectroscopia por RMN (ressonância magnética nuclear), que conta o número de partículas em cada subfração.

Como são classificadas as lipoproteínas e qual é a diferença existente entre esses tipos?

De acordo com sua densidade e mobilidade eletroforética, as lipoproteínas são classificadas em quilomícrons, lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Como são classificadas as lipoproteínas e glicoproteínas?

Glicoproteínas → proteínas associadas a grupamentos glicídicos, comum no glicocalix. Lipoproteínas → proteínas associadas a grupamentos lipídicos. Nucleoproteínas → proteínas com funções voltadas especificamente para as atividades que ocorrem no núcleo.

Como são formados os Quilomícrons?

Forma-se nas células intestinais a partir dos lipídios que absorvemos e cai no sistema linfático que chega ao ducto torácico, indo dai pra corrente circulatória. É uma estrutura esférica formada nos enterócitos (epitélio do intestino) depois da ingestão de gordura.