EQST

Como O Eu Se Constitui?

Como o eu se constitui?

O eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.

O que é o eu para a psicologia?

Eu (do termo do latim vulgar eo) designa, em psicologia, a instância interna conhecedora ("eu" como "conhecedor"), portadora de consciência, em oposição ao si mesmo, o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio ("si mesmo" como "conhecido").

Qual a definição do eu na teoria de Freud?

Segundo Freud (1933/1932, p. 39), o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. Afirmar a origem do eu no Id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instância responsável pelos comportamentos razoáveis.

Como se dá a formação do ego?

Assim, o ego é originalmente criado pelo Id, na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. Contudo, para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas.

O que é identificação para a psicanálise?

Para o Vocabulário da Psicanálise, de Laplanche e Pontalis, a identificação é um processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa.

Quem sou Eu para Freud?

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo. Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros.

O que significa o conceito de apoio para Freud?

O termo apoio designa a relação que as pulsões sexuais originalmente mantêm com as funções vitais que lhes fornecem uma fonte orgânica, uma direção e um objeto específicos, sustentando-se, portanto, na pulsão de autoconservação.

Quando se consolida a noção do eu?

Na medida em que existem, na teoria freudiana, duas teorias tópicas do aparato psíquico, é corrente admitir-se que a noção de Eu só ganha realmente consistência e estatuto de conceito psicanalítico após a virada de 1920. ... O Eu, como "massa de representações" (Freud, 1893-1895/1994, p.

Como se dá a formação da personalidade?

O que é formação da personalidade? A definição é bem simples: formação da personalidade é o desenvolvimento de padrões organizados de comportamentos e atitudes que tornam uma pessoa única. O desenvolvimento desses padrões ocorre por causa de uma mistura de temperamento, caráter e ambiente onde a pessoa cresce.

Como se forma a psique humana?

De acordo com Carl Jung, a psique humana consiste nos processos psíquicos que podem ser conscientes ou inconscientes. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, defendeu a noção que a psique humana está divida em três partes: id (parte inconsciente), ego (parte consciente) e superego.

Como se dá a formação da subjetividade do sujeito?

A formação da subjetividade do sujeito, é muito pessoal e complexa, pois, desde pequeno suas composições são integradas por seus responsáveis, sendo assim, sua construção é feita através somente daquilo que se é passado para ele, quando sua personalidade é construída, daí ele passa a tornar se responsável por suas ...

O que é a identidade do sujeito?

2.1. Segundo Hall (2006), a identidade é objeto da interação entre o indivíduo e a sociedade e que o sujeito tem sua essência interior, no entanto é a partir da relação com diversos mundos culturais que sua identidade se estabelece.

Como Freud descreve a identificação?

Conforme explicitado por Freud em Psicologia de grupo e análise do ego (1921), a identificação compõe a forma mais primitiva de se expressar vínculo emocional com outra pessoa, desempenhando importante função na história primitiva do Complexo de Édipo, já que prepara o caminho para este.

Qual o mecanismo de identificação do sujeito?

O mecanismo da identificação – processo psíquico pelo qual o indivíduo apreende os atributos do outro e modifica-se, total ou parcial- mente, conforme o modelo introjetado – é de vital importância, pois o eu se constitui mediante as identificações que o indivíduo estabelece no decurso de sua vida: tornar a si o outro ( ...

Quem sou Eu para a psicanálise?

O autoconhecimento é uma busca de si mesmo. Conhecer a si é diferente de conhecer outra coisa, ou outra pessoa. Afinal, responder a pergunta que tipo de pessoa eu sou é conhecer nossas características, sentimentos, qualidades e defeitos. Nesse contexto, ter autoconhecimento é conhecer verdadeiramente a nossa essência.

O que é o self para Freud?

Para Freud, O self exprime-se como um conjunto de representações investidas num modo narcísico, sob a forma de uma transferência em espelho, no qual o psicanalista é idealizado como um reflexo do self grandioso que caracteriza este tipo de personalidade.

O que diz a psicanálise?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

Quais são os principais conceitos trazidos por Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual a função da ficção para Freud?

Em seu livro Metapsicologia freudiana: uma introdução, Assoun (1996) dedica um capítulo inteiro ao problema da ficção em psicanálise. Ele situa primeiramente a ficção no sentido de uma representação (Darstellung), ou seja, como um saber sobre a coisa.