Quando nos referimos à leucocitose fisiológica, estamos falando em um aumento discreto do número de leucócitos. Esse tipo ocorre normalmente após uma situação de estresse, no período menstrual, em mulheres grávidas e naquelas que estão amamentando.
Etiologia. As principais causas de neutropenia estão relacionadas à falência ou à ineficiência da produção da médula óssea ou, ainda, à ineficiência desta em liberar os neutrófilos e a destruição dessas células no sangue e/ou nos tecidos.
A neutropenia consiste na redução da contagem de neutrófilos no sangue. Se for grave, há aumento no risco e na gravidade de infecções causadas por bactérias e fungos. Os sintomas focais da infecção podem ser silenciosos, mas a febre surge durante as infecções mais sérias.
A neutropenia leve está presente quando a CAN é de 1000 - 1500 células/μl, a neutropenia moderada está presente com uma CAN de 500 - 1000/μl, e a neutropenia grave refere-se a uma CAN inferior a 500 células/μl. O risco de infecção bacteriana está relacionado tanto com a gravidade quanto com a duração da neutropenia.
Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia. Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico.