O interpolo possui a função de compensar o efeito da reação da armadura, o qual provoca uma queda da tensão terminal gerada, no caso dos geradores, e um aumento na variação da velocidade, no caso dos motores.
Um gerador de corrente continua é uma máquina elétrica capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Também chamados Dínamos. Parte móvel do gerador/motor de corrente contínua. Composto por um material ferromagnético envolto num enrolamento – enrolamento de armadura.
No que respeita ao material do núcleo, as bobinas podem ser de quatro tipos essencialmente distintos: com núcleo de ar; com núcleo de ferro; com núcleo de pó de metal; e com núcleo de ferrite.
Finalidade do enrolamento compensador Em um motor elétrico, o enrolamento da armadura são os fios no rotor. Quando o motor é ligado, a corrente elétrica que passa pelos fios condutores no rotor produz um campo magnético. Este campo gerado é a reação da armadura, que enfraquece e distorce o campo magnético do estator.
No campo-shunt o controle do fluxo magnético (através do controle da corrente) é realizado com um reostato colocado em série com o enrolamento de campo-shunt, já no campo-série o reostato deve ser colocado no circuito em paralelo com o enrolamento de campo-série.
O enrolamento imbricado tem os terminais de sua bobina ligados a barras vizinhas, enquanto no enrolamento ondulado os terminais de suas bobinas estão ligados a barras deslocadas entre si de Xº elétricos.
Máquina excitada externamente pelo circuito de campo com velocidade praticamente constante(motores) e velocidade ajustável por variação da tensão de armadura e também por enfraquecimento de campo(motores). Aplicações mais comuns: máquinas de papel, extrusoras, fornos de cimento, etc.
O princípio básico de funcionamento do motor CC é o seguinte: “Sempre que um condutor conduzindo uma corrente elétrica (em vermelho) é colocado em um campo magnético (em azul), este condutor experimenta uma força mecânica (em verde)”, gerando o torque e o giro do eixo do motor.
Para que servem as escovas em um motor de corrente contínua? Resposta: As escovas servem para conduzir a energia para o circuito do rotor. ... A corrente no circuito do rotor é induzida pela ação do campo girante do estator.
Estrutura dos motores Os motores com escovas têm induzidos enrolados presos ao centro com um ímã permanente conectado a um anel de aço em torno do rotor. Quando as escovas entram em contato com o comutador, a corrente passa através das bobinas do induzido.
O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica. Sendo assim fica inoperante após realizar esta função no sistema de partida, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.
Transforme o equipamento existente: em alguns casos, basta embobinar o motor para aumentar suas rotações por minuto. Já em modelos com correias, é só alterar as polias da correia para acelerar o motoredutor. Utilize um inversor de frequência – mas atenção porque essa medida pode diminuir a vida útil do equipamento.
Se aumentar a rotação do motor, maior potência. Por outro lado, para potência fixa, maior rotação = menor torque. No motor assíncrono a rotação varia com a freqüência da alimentação.
Outra solução é a utilização de um inversor de frequência. Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que permitem a variação da velocidade de motores de indução trifásicos. Eles são instalados entre o motor e a rede elétrica. Existem muitas diferenças entre um inversor de frequência e um redutor.