O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
De acordo com o Formulário Ortográfico de 1943, o trema era usado no Brasil para assinalar que a letra u nas combinações que, qui, gue e gui, normalmente muda, deveria ser pronunciada e átona.
Resposta. Foi abolido o trema.
Corrói é acentuada, pois apresenta um ditongo aberto na última sílaba, logo, é uma oxítona e permite o acento.
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
Olá! Depois da implantação das regras da Reforma Ortográfica, a acentuação gráfica de diversas palavras mudou. ... Dessa forma, a alternativa que possui palavras que não são mais acentuadas pelo mesmo motivo que ideia é: d) geleia, epopeia e europeia.
Por exemplo, "Heroico". Essa palavra não é acentuada pois é paroxítona e a sílaba tônica é um ditongo aberto, ou seja, "he-roi-co", o ditongo aberto é o "roi".
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
As regras de acentuação das proparoxítonas, palavras onde a antepenúltima sílaba é tônica, instituem que elas sejam sempre acentuadas. Assim, toda proparoxítona é acentuada.
Palavras proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba da palavra como sílaba tônica. Segundo as regras de acentuação do português, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.