Androcentrismo é a prática de considerar o homem (branco, cis e hetero no caso da nossa sociedade), seu ponto de vista e suas experiências como padrão de toda a humanidade, marginalizando tudo o que cai fora dessa classificação.
Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo.
A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.
Relacionada à beleza, que é um conceito bastante subjetivo, o padrão de beleza corporal seria um conjunto de características que um corpo deveria apresentar para ser considerado como belo por um determinado grupo de indivíduos.
Esses padrões estéticos impostos pela sociedade vêm interferindo sempre de forma muito negativa na vida da mulher e na imagem que a mesma constrói de si. Isso acontece devido à inconstância desses padrões irreais que são impossíveis de serem atingidos, exatamente por sermos únicas e bem diferentes umas das outras”.
8 maneiras de se livrar dos padrões de beleza
O problema surge quando a sociedade impõe uma cobrança sobre o que vem a ser um padrão de beleza e um corpo bonito, a chamada Ditadura da Beleza. Atualmente, o tal “padrão de beleza” vem sendo ditado pela indústria da moda e dos cosméticos a fim de atender as necessidades do mundo do glamour.
Mulher - magra ao extremo, cabelo liso, branca, seios grandes. Homem - musculoso, branco e cabelo liso. É esse basicamente o padrão de beleza q o capitalismo divulga e com o qual fatura trilhões todo mês.