O Que Histologia Da Pele?

O que Histologia da pele

O sistema tegumentar é o sistema do corpo que te rodeia, literal e metaforicamente falando. Se você se olhar no espelho você vai vê-lo, se você olhar para qualquer parte do seu corpo você vai vê-lo e se você olhar ao seu redor, no mundo externo, você vai vê-lo.

Glândulas Mamárias

A matriz ungueal é a estrutura de onde a placa ungueal cresce. Células queratinizadas da matriz são gradativamente externalizadas para formar a placa ungueal. 

Pelos são filamentos cornificados que crescem da pele e cobrem a maior parte da superfície corporal. Algumas áreas do corpo como as palmas, solas, superfície flexora dos dedos e partes específicas dos órgãos reprodutores não apresentam pelos. Eles são importantes na sensibilidade, termorregulação e proteção contra lesão e radiação solar. 

Quer acessar esta galeria?

Apesar das suas diferenças, todos eles têm uma coisa em comum: células musculares alongadas especializadas, chamadas fibras musculares. Essas células contêm filamentos contráteis (miofibrilas) chamados actina (fina) e miosina (espessa). Em microscopia de luz, o músculo esquelético e o cardíaco parece estriado devido ao arranjo paralelo dos seus filamentos contráteis em unidades repetitivas chamadas sarcômeros. O tecido muscular liso parece não-estriado devido ao arranjo menos ordenado dos seus filamentos. As células musculares têm um tipo especializado de retículo endoplasmático liso chamado retículo sarcoplasmático, que armazena íons (iões) de cálcio. Todas essas características dão aos músculos a capacidade de contrair e executar várias funções, como o movimento das extremidades (músculo esquelético), peristaltismo do trato gastrointestinal (músculo liso) e os batimentos cardíacos (músculo cardíaco).

O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e por uma série de vias de passagem (cavidades nasais, seios paranasais, laringe, traqueia e brônquios) que ligam os alvéolos ao ambiente externo.

Principais tipos de tecidos

As unhas são estruturas homólogas ao estrato córneo da epiderme e contêm uma variedade de minerais, como o cálcio. Elas são formadas por escamas compactas de queratina. A disposição e a organização das escamas são responsáveis pela rigidez da unha. A unha consiste em: placa ungueal, pregas ungueais, matriz ungueal, leito ungueal e hiponíquio.

Estas grandes glândulas se localizam especificamente na axila, região perianal, mamas, região periumbilical, prepúcio, escroto, monte pubiano, lábios menores, leito ungueal, pênis e clitóris. 

O tecido epitelial pode cobrir as superfícies externas (pele), o interior dos órgãos ocos (intestinos) ou formar glândulas. É composto por células epiteliais densamente compactadas com uma quantidade reduzida de matriz extracelular (MEC). As células situam-se no topo de tecido conjuntivo denso irregular, a membrana basal (MB).O epitélio é classificado de acordo com a morfologia celular e o número de camadas celulares. Com base na morfologia, as células epiteliais podem ser pavimentosas (escamosas), cúbicas (forma de cubo) ou cilíndricas (colunares). Dependendo do número de camadas, o tecido epitelial é classificado em simples (camada única) ou estratificado (múltiplas camadas). Em conjunto, isso nos dá os vários tipos de tecidos epiteliais, como epitélio pavimentoso (escamoso) simples, epitélio cúbico estratificado, epitélio cilíndrico (colunar) pseudoestratificado e muitos mais. São possíveis subclassificações adicionais, com base nas especializações celulares.

Nota clínica 

Nota clínica 

As glândulas sudoríparas produzem suor em resposta ao calor e estresse. O suor é composto por água, sal e outras substâncias químicas. À medida que o suor evapora da pele, ele ajuda o corpo a se refrescar. As glândulas sudoríparas especializadas das axilas e da região genital (glândulas sudoríparas apócrinas) segregam uma substância espessa e oleosa, que provoca um odor corporal característico quando as bactérias da pele digerem o suor dessas zonas.

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).

A microscopia eletrônica (ME) é uma forma mais moderna de microscopia que fornece uma ampliação muito maior e imagens de alta resolução. A ME funciona emitindo feixes paralelos de elétrons (eletrões) na direção da amostra de tecido. Existem dois tipos de ME: microscopia eletrônica de transmissão, que requer secções muito finas de tecido, e microscopia eletrônica de varredura, que usa pedaços maiores de tecido e produz imagens tridimensionais.

Unhas

O tecido conjuntivo mucoide é um tecido fetal presente no cordão umbilical. Consiste em células mesenquimatosas e substância fundamental muito esparsas, com uma abundância de ácido hialurônico. Essa substância fundamental, também conhecida como geleia de Wharthon, dá isolamento e proteção aos vasos sanguíneos do cordão umbilical.

O leito ungueal se estende entre a lúnula (área branca do leito ungueal em formato de crescente) até o hiponíquio (área sob a borda livre da placa ungueal). A margem distal do leito ungueal é denominada banda onicodérmica. Existe uma correlação perfeita entre o leito ungueal e a placa ungueal, formando um sistema vedado, que previne a invasão microbiana e a coleção de debris. O leito ungueal consiste de duas camadas: epiderme e derme. A derme é diretamente ligada ao periósteo da falange distal e é ricamente vascularizada. Ela também contém numerosas terminações nervosas, como terminações de Merkel e corpúsculos de Meissner.

Funções

Durante a fase de queda (catágena), as células epiteliais do bulbo capilar e a bainha radicular externa morrem em um processo regulado (apoptose). A diferenciação da haste do pelo também termina e o pelo está implantado no fundo do folículo, em uma estrutura denominada “extremidade em clava”.

O folículo piloso é um saco que contém o pelo, do qual ele cresce. Na verdade é um crescimento da derme e é contíguo ao epitélio. O folículo piloso passa por uma atividade cíclica de crescimento e perda capilar.

Glândulas sudoríparas são estruturas pequenas e tubulares localizadas na pele. Elas são glândulas exócrinas, uma vez que secretam substâncias na superfície epitelial, através de seus ductos. Produzem suor, que é importante para a termorregulação. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas, écrina e apócrina, e cada uma delas produz um tipo diferente de suor.

Quais são os 5 estratos da epiderme?

A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.

Quais são as principais células da epiderme?

Existem quatro tipos de células na epiderme:

  • Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina.
  • Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.
  • Células de Merkel: Responsáveis pela sensação do tato, localizam-se na região profunda da epiderme.

Quais são as estruturas do sistema tegumentar?

O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.

Quais são os anexos da pele e suas funções?

Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor. As glândulas sebáceas são encontradas por todo o corpo.

Quais são os anexos epidérmicos?

Os anexos da epiderme Diferenciam-se na epiderme estruturas como estômatos, tricomas, hidatódios e acúleos.

Qual a função das glândulas presentes na pele?

As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água. A pele humana é formada por duas camadas básicas: a epiderme, camada mais externa, e a derme, camada mais interna.

Qual é a importância das glândulas sebáceas para a pele?

As glândulas sebáceas são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos.

Quais funções as glândulas sebáceas e sudoríparas desempenham na pele?

Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...

Qual é a função das glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do organismo e na eliminação de produtos que o corpo não necessita. As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que apresentam como característica principal a propriedade secretora.

O que é Glandula écrinas?

As glândulas sudoríparas écrinas são as mais frequentes e ocorrem em quase toda a extensão da pele. Porém, concentram-se nas palmas das mãos e plantas dos pés. Essas glândulas liberam as suas secreções diretamente na superfície da pele. Além disso, a secreção não possui parte do citoplasma de suas células.

Qual a importância das glândulas sudoríparas e das sebáceas explique?

as glândulas fazem parte do sistema excretor, ou seja, aquele que elimina determinadas substâncias.As glândulas sudoríferas são responsáveis por ajudar o corpo a dissipar calor excessivas.As glândulas sebáceas são essências para manterem a hidratação da pele.

Qual a função das glândulas sudoríparas e sebáceas nos mamíferos?

As glândulas sebáceas são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos.

Qual a importância das glândulas sudoríparas para os mamíferos?

As glândulas sudoríparas dos mamíferos são glândulas que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas. São glândulas tubulares enroladas derivadas das camadas exteriores da pele mas se estendendo até a camada interna.

Onde ficam as glândulas sebáceas?

As glândulas sebáceas estão presentes em todo o corpo humano, não sendo encontradas apenas nas palmas das mãos e dos pés e no dorso dos pés. Os locais onde ocorrem com maior frequência são o rosto, as costas e o tórax. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como destruir as Glandulas Sebaceas?

Lavar o rosto com sabonetes especiais de três a cinco vezes ao dia é o primeiro passo para evitar a oleosidade da pele

  1. Lavar o rosto é fundamental. ...
  2. Prefira a água dermatológica. ...
  3. Use loções especiais. ...
  4. Esfoliação e limpeza com orientação profissional. ...
  5. Cuidado com os ácidos. ...
  6. Filtro e maquiagem especiais.