EQST

O Que Efeito Nefrotxicos?

O que é efeito nefrotóxicos?

O termo nefrotoxicidade é empregado para caracterizar qualquer efeito deletério sobre a função renal causado por um agente químico específico. Embora algumas substâncias endógenas (produzidas no próprio organismo) possam produzir efeitos nefrotóxicos, o amplo predomínio nas nefrotoxicidades se deve aos xenobióticos.

O que é antibiótico Nefrotoxico?

Damos o nome de fármacos nefrotóxicos a todos os medicamentos que apresentam potencial risco de causar lesão nos rins.

Porque o contraste é Nefrotoxico?

A nefropatia por contraste é a piora da função renal após a administração intravenosa de contraste radiológico e geralmente é temporária. O diagnóstico baseia-se na elevação progressiva da creatinina sérica 24 a 48 horas após a administração do contraste. O tratamento é de suporte.

Quais os medicamentos Nefrotoxicos?

Fármacos nefrotóxicos
  • Anti-inflamatórios. Quando pensamos em medicamentos que fazem mal aos rins, o primeiro exemplo que vem à mente são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). ...
  • Antibióticos. ...
  • Analgésicos. ...
  • Contraste de exame radiológico. ...
  • Antipsicóticos. ...
  • Outros medicamentos.

Qual a relação entre a função renal do paciente e o contraste?

Nefropatia induzida por contraste (NIC) é a condição na qual um comprometimento da função renal ocorre após o uso endovenoso de meio de contraste, na ausência de qualquer outra etiologia alternativa. É a terceira causa mais freqüente de insuficiência renal em pacientes hospitalizados, com uma incidência média de 10,2%.

Quem tem problemas renais pode fazer tomografia com contraste?

A importância do exame de creatinina para a tomografia Por isso aos pacientes que relatam doença renal ao agendar uma tomografia, e que necessite de contraste, sempre é solicitado que apresente o exame de creatinina (substância marcadora da função renal).

Quem tem problema renal pode tomar diclofenaco?

De acordo com o nefrologista, Rui Alberto Gomes, dos Institutos de Nefrologia de Mogi das Cruzes e de Suzano, medicamentos, como aspirina, diclofenaco e ibuprufeno, podem causar agressão aos rins, ao estômago, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Quem tem problema renal pode usar contraste?

Em pacientes de alto risco, principalmente diabéticos com insuficiência renal, deve-se utilizar contraste não iônico e de baixa osmolalidade.