Esse fenômeno geológico surge em função da pressão aplicada por uma força, geralmente as placas tectônicas, em que a pressão exercida excede a capacidade de resistência e plasticidade das camadas rochosas, provocando a sua cisão ou ruptura, podendo gerar também algumas pequenas fraturas em seu entorno. ...
Os dobramentos antigos são de forma generalizada, de picos arredondados, por causa de acontecimentos naturais ou antrópicos. Já os modernos, surgiram recentemente e não sofreram tantas alterações com o clima e o tempo, sendo assim são de pico mais agudo.
Podem ser classificados, segundo o "momento" em que ocorreram, em cadeias orogênicas antigas ou dobramentos antigos e cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes. As cadeias orogênicas antigas, ou dobramentos antigos, correspondem às estruturas orogênicas , mais antigas, datam do Pré-Cambriano.
“Dobramentos antigos” é uma expressão não mais usual para se referir aos crátons ou escudos cristalinos, também conhecidos por maciços antigos, ou seja, os escudos cristalinos nada mais são do que dobramentos com formação geológica antiga.
Os dobramentos modernos são um tipo de formação geológica mais recente constituídos de rochas magmáticas e sedimentares. Eles foram formados pelo movimento das placas tectônicas, durante o período terciário e por esse motivo, são também chamados de Dobramentos Terciários.
Os dobramentos modernos são estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.
Os dobramentos modernos fazem parte da composição das estruturas geológicas da Terra. ... A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis.
Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.
As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. ... Portanto, a movimentação do magma na forma das correntes de convecção faz com que o manto terrestre funcione como se fosse uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas da crosta terrestre.