Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado. Por exemplo: Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.
Futuro do presente é algo que, com certeza irá acontecer. Já o futuro do pretérito é uma condição ou algo que aconteceria, mas por algum motivo não aconteceu.
Resposta: O futuro do pretérito é o tempo no sentido futuro mas com o foco no passado. É algo que poderia ter acontecido no passado mas que não se concretizou. Sendo assim, na minha opinião, a resposta correta é a D, "uma suposição, relativamente a um momento passado".
A mesóclise deve ser usada em duas situações:
O Futuro do Subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”. O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo.
Quando se pretende associar a ideia de futuro a uma oração subordinada adverbial temporal, a forma verbal mais adequada é o futuro simples do conjuntivo*. Sendo assim, a oração correta é «quando as meninas vierem [ideia futura] cá».
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.
Este tempo verbal é formado pelo futuro simples do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.
O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples: Presente do subjuntivo; Pretérito imperfeito do subjuntivo; Futuro do subjuntivo....É conjugado, habitualmente, com a partícula que:
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
Em qual oração a forma verbal destacada está conjugada no modo subjuntivo? a) Não pise na lama! ... Observe a desinência modo-temporal da forma verbal “encontraria”.
O único subjuntivo é "cavou".
Em qual das alternativas a forma verbal destacada está corretamente classificada? Falar, no contexto é intransitivo, ou seja, não precisa de complemento.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
Modo usado para dar uma ordem ou advertência Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal....Exemplos de infinitivo pessoal
O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”).
Significado de Nominal Que pode conter nomes ou lista composta por nomes. ... Que só existe no campo das ideias, do nome, das palavras; sem existência real. [Gramática] Relativo à mudança de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) nos substantivos e adjetivos. expressão Valor nominal.
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.