Um organismo fotoautotrófico é aquele que obtém seus nutrientes com a ajuda da luz do sol, nos seus cloroplastos, como em algas, plantas e cianobactérias.
Bactérias Quimioheterotróficas: as fontes de energia e também de carbono usadas são moléculas orgânicas que elas absorvem através do alimento. Nesse grupo estão as bactérias saprofágicas, que atuam como decompositoras de matéria orgânica morta (animais e vegetais mortos) e as parasitas que provocam doenças.
São exemplos de seres autotróficos as plantas, algas e algumas bactérias. Esses seres também podem ser chamados de produtores, pois são eles que fornecem a energia para os outros seres vivos.
Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Seres autotróficos: produzem seu próprio alimento. Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.
Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO EXPLICA COMO OCORRE A FOTOSSÍNTESE: ? A PLANTA RETIRA A ÁGUA DO SOLO ATRAVÉS DA RAIZ, QUE EVAPORA E SE TRANSFORMA EM OXIGÊNIO. ... A PLANTA ABSORVE A LUZ DO SOL, QUE FORNECE ENERGIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO EM AÇÚCAR, ELIMINANDO O OXIGÊNIO PARA A ATMOSFERA.
Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila: neste processo, energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também elétrons que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
d) A etapa fotoquímica da fotossíntese ocorre exclusivamente durante a exposição da planta à luz solar, enquanto a etapa química ocorre preferencialmente durante a noite. e) A etapa química se caracteriza pela oxidação completa da molécula de glicose até a formação das moléculas de dióxido de carbono./span>
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada./span>
Fase escura ou química: produção de glicose Nessa fase, a energia contida nos ATP e os hidrogênios dos NADPH2, serão utilizados para a construção de moléculas de glicose.