Significado de Burocrático adjetivo Relativo à burocracia, ao sistema administrativo do serviço público. [Pejorativo] Relativo a qualquer sistema ineficaz, lento ou caracterizado pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo.
Burocracia é uma estrutura organizativa composta por regras e procedimentos determinados. ... Por definição, uma organização que é burocrática é guiada por princípios que conduzem o negócio com base no conhecimento empírico, atentando para o dever, a autoridade e os meios de coerção de cada funcionário.
Características da teoria da burocracia A burocracia é uma organização composta por uma série de normas e regulamentos, os quais se estabelecem por escrito. Ela se baseia em uma legislação própria na qual se define e pauta qual será o funcionamento e como será sistematizada a administração e organização burocráticas.
Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.
A Teoria da Burocracia surgiu a partir da necessidade de estabelecer ordem e mais rigor dentro das empresas. Por volta de 1947, com o crescimento do capitalismo e a grande preocupação com as práticas que eram adotadas na era da Revolução Industrial, a Teoria da Burocracia se tornou popular.
Surgiu em 1909, por Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna, influenciada pelas mudanças econômicas, sociais e religiosas da época com uma proposta de estrutura administrativa para organizações complexas onde eram reguladas por normas e inflexibilidade hierárquica.
A Teoria Estruturalista teve como origem os seguintes fatos: A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
Wilhelm Wundt
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.