Mi menor (abreviatura no sistema europeu Mi m e no sistema americano Em) é, na música, a tonalidade que consiste na escala menor baseada na nota mi, com as alturas mi, fá sustenido, sol, lá, si, dó, ré e mi. ... Sua maior relativa é sol maior, e sua maior paralela é mi maior.
Para identificar totalmente a tonalidade será preciso observar a incidência melódica. Ou seja, onde a melodia encontra resolução. Normalmente uma melodia conversa com o quinto grau em fins de frase, buscando certa resolução, e na conclusão, concede a tônica o protagonismo.
Você deve identificar o último sustenido (#) que aparece, independente de quantos existirem na Armadura de Clave, você deve sempre olhar o último. A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido.
Scliar explicitamente afirma que “o menor elemento fraseológico é o inciso” (1982, p. 21), mas logo em seguida admite sua subdivisão no que ela chama de “figurações”. Stein utiliza o termo semelhante “figure” (1962, p.
ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!
Pressionar a tecla Ctrl ou X faz com que a operação seja executada de forma mais ampla. Diversas operações no Sibelius usam Ctrl ou X para realizar ações em grande escala, como mover notas ou outros objetos (como texto), aumentar ou reduzir o espaçamento entre notas e assim por diante.
Comece transpondo melodias simples, depois solfeje ou toque para conferir se a melodia está correta. Em performasse ao vivo faça a mesma coisa… Primeiro mentalize a armadura da tonalidade desejada e depois transponha numericamente cada uma das notas. É basicamente isso.
Algum plugin pitch shifter em qualquer programa tipo Sound Forge. o Audacity é gratuito e faz isso também. EU faço no Virtual DJ. Lá tem uma ferramenta simples que altera até 3 subtons para cima ou para baixo.
Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.
Depois que uma música for baixada em seu setlist:
Tanto os arquivos de vídeo/áudio como a narração na Linha do Tempo tem a opção Tom do Som. Através dele, você pode facilmente mudar a voz de vídeo ou narração gravada. Basta arrastar o pequeno botão triângulo para a posição desejada. O valor irá variar de -12 para 12.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra. Vamos ver um exemplo que vai ficar mais claro....Então, ficará assim:
Apertar volume para cima duas vezes – Vai para a próxima música; Apertar volume para baixo duas vezes – Volta à música anterior; Apertar botão power três vezes – Pausa ou retoma a reprodução da música.
Basta conhecer as notas das cordas mais graves do violão (6ª, 5ª e 4ª corda) descolando-se a posição dos dedos do acorde do violão para a direita e para a esquerda para obter outra harmonia (cifra).
Quando usamos o capotraste, estamos fazendo a posição de um acorde mas obtendo o som de outro. Por exemplo, se eu toco um MI MAIOR com o capotraste na 1ª casa, ele vai soar como FA MAIOR, porque, ao colocar o capotraste na 1ª casa eu aumentei em um semitom o acorde que estava tocando.
Um exemplo de acorde de passagem seria: D – A – A# – G – G#, onde A# e G# seriam vistos como acordes de passagem. Esse exemplo de acordes de passagem que mostramos antes foi baseado na escala cromática.
A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol. A# e Ab.