Para corrigir o seu amigo não é preciso usar de violência física, e você tem que dar condições para o peludo acertar e entender exatamente o que é que está sendo corrigido. A correção deve ser aplicada imediatamente, quando o cão está cometendo o erro, bem como a recompensa quando ele acerta.
“Faça uma caminhada mais ritmada e, durante o passeio, peça para que o cão realize comandos como o senta, deita, pare, vem espera, junto e etc”, incentiva David. “Além de tudo isso, brinque muito, passeie muito, ame muito e cuide muito bem do seu pet. Ele merece”, finaliza.
Bater não é seguro para o cão Dependendo da velocidade com a qual o cão veio para cima de você, a força do seu joelho no tórax dele pode se multiplicar e até provocar uma fratura de costela! Tapas no focinho também podem machucar, se forem fortes demais ou em região mais sensível.
Esse valor pode te surpreender. Na Cão Cidadão, o serviço de adestramento é cobrado por aula, de 40 minutos cada, independentemente do número de cachorros a serem treinados. Nossos planos têm custo a partir de R$ 93 por aula. Para mais detalhes, clique aqui.
Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo
Se o seu filho de quatro patas têm entre 4 e 6 meses de vida e não para de morder sua mão e tudo o que encontra pela frente, é possível que ele esteja passando pela troca de dentes.
Os filhotes precisam morder pois os dentes estão doendo, por esse motivo deve permitir que ele morda brinquedos e mordedores de todo o tipo. Sempre que ele morder os brinquedos, você deve felicitá-lo e inclusive incentivar a mordê-los para entender que é isso que deve morder.
Devemos começar dizendo que é perfeitamente normal para filhotes morderem suas mãos: é parte do crescimento deles e não quer dizer que você está criando um animal agressivo. Quando os dentes deles estão saindo para fora, morder é uma necessidade para eles.
A coceira em cachorro é comum e muitas vezes não representa um risco para o pet. Mas, por mais que seja fofo observar seu filho de quatro patas se esticando todo para coçar atrás da orelha, devemos ficar atento às coceiras. Quando é exagerado, o hábito pode ser sinal de dermatites, alergias ou parasitas.
A melhor forma de fazer o cachorro parar de destruir e de morder o que não deve é dar mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve. Ou seja, redirecionar o comportamento indesejado para coisas que ele pode morder. E, ao mesmo tempo, não deixar que ele morda, roa, mastigue, destrua coisas que não pode.
A primeira coisa que deve fazer é consultar um veterinário para realizar um exame minucioso para descartar parasitas, pulgas, carrapatos e infecções, que possam estar causando coceira e, por isso, ter vontade de morder as patas. Depois deste descarte, deverá fazer testes de alergia.
Se em alguma ocasião você já reparou essa atitude, algo de errado pode estar acontecendo. Na maioria das vezes, os cãezinhos mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse.
O cachorro lambendo a pata constantemente pode indicar problemas como alergias, picadas de insetos ou presença de parasitas, como carrapatos e pulgas. Além do mais, ansiedade e estresse também podem explicar porque cachorro morde a pata.
Os componentes presentes nele que ajudam a evitar o ressecamento das patas são, principalmente, o D-pantenol, aloe vera e óleo de calêndula. Além deles, outros ingredientes naturais podem ajudar a manter o efeito de hidratação na pata de cachorro ressecada.
A ferida localizada na almofadinha deverá ser sempre cuidadosamente lavada com água abundante e com sabão, primeiro, e depois com soro fisiológico, todas as vezes sucessivas. É de extrema importância assegurarmos-nos de que não resta nenhuma partícula dos detritos dentro da ferida.
Agora que você sabe o que usar, é hora de aprender como limpar patas do cachorro. Primeiramente, use água morna para umedecer o coxim e passe o sabonete ou xampu para cães, esfregando por 20 segundos. Depois disso, enxágue bem, ainda com água morna. Tenha certeza de que não ficou nenhum resíduo nos pezinhos do animal.
O veterinário Paulo tem uma resposta simples e direta para isso: “Não recomendo usar absolutamente nada além de lenços umedecidos e água e sabão para a limpeza”. Sim, esses métodos são suficientes para garantir que a pata do seu cachorro fique devidamente higienizada depois do passeio.