De acordo com Yin (2005, p. 32), o estudo de caso “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.
Inicialmente, identificam-se as síndromes que acometem o paciente. Em seguida, os sítios anatômicos relacionados com a patologia apresentada. E, por fim, o se estabelece um diagnóstico etiológico que permitirá a definição de uma conduta terapêutica específica para o caso.
O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa com planejamento flexível: a adaptatividade e a flexibilidade são outras características dessa estratégia de pesquisa. Conforme Yin (2001), “pouquíssimos estudos de caso terminarão exatamente como foram planejados” (p. 83).
O que é estudo de caso de arquitetura? Trata-se de uma análise detalhada de uma obra arquitetônica, que pode ser uma casa, edifício, um comércio ou até mesmo uma cidade inteira.
Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...
Um estudo de viabilidade econômica, como o próprio nome já diz, envolve uma série de análises sobre o mercado com o intuito de entender se o projeto é viável para ser executado. ... O estudo de viabilidade econômica evita também que a empresa perca dinheiro com investimentos que não gerem o retorno esperado.