O ponto de maturação é o momento em que a colheita pode ser feita sem a ocorrência de danos e com maior tempo de conservação dos produtos. Este ponto ideal é alcançado quando os frutos estão formados e prontos para amadurecer.
Resumo: O termo maturação fisiológica (MF) e usado para definir o estágio de desenvolvimento da planta, além do qual não ocorre mais aumento de matéria seca na semente, que atinge, nesse ponto, seu máximo de ferminação e vigor (Crookston & Hill, 1978).
O processo de maturação sexual inicia-se com a diferenciação sexual ainda no período embrionário percorre a puberdade até matura até a maturação completa e a fertilidade caracterizando por um processo continuo sobre avaliação da maturação sexual.
A fruta amadurece mais rápido em dias quentes porque o etileno reage mais rapidamente em temperaturas elevadas. Visto que ele é um gás que se desprende com muita facilidade, uma fruta madura libera-o para as vizinhanças, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra fruta que está em contato com ela.
De maneira geral, a maturação é um processo de amaciamento da carne, ou seja, a carne comum passa por um processo natural enzimático de amaciamento.
2) Diâmetro da fruta: Determina o ponto de colheita pela utilização de anéis de diâmetro igual ao diâmetro, no ponto certo da colheita.
Critérios de colheita Podem ser o tamanho (calibre), a cor de superfície (percentagem de cor vermelha) e a cor de fundo (verde ou amarela). Estes parâmetros são importantes para o consumidor, pois fazem parte da aparência, fator importante na qualidade da fruta.
O ponto de colheita tem extrema importância para o consumo dos vegetais, pois nesse momento se aguça as melhores características de sabor, aparência e qualidade. Esse é determinado pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes, entre outras partes que serão consumidas.
Parâmetros físicos e físico-químicos são comumente utilizados para determinar o momento da colheita de muitas espécies frutíferas, tais como: coloração da casca, tamanho do fruto, firmeza da polpa e concentração de sólidos solúveis totais, os quais precisam ser também considerados para a ata, que ainda carece de ...
As análises físico-químicas e sensoriais ocorreram em intervalos de três dias sob os seguintes parâmetros: taxa respiratória, produção de etileno, cor da casca, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, conteúdo de ácido ascórbico e sabor.
As bananas muito maduras podem, no entanto, ser aproveitadas para doces, tais como bolos, balas, cremes e sorvetes. O ponto certo para a colheita é quando os frutos começarem a mudar a cor de verde para amarelado. Haverá vários estágios de maturação, então ficar atento para não passar deste ponto.
A respiração é o principal processo fisiológico envolvido na fisiologia pós-colheita de hortaliças e frutas. ... Armazenamento em concentrações reduzidas de O2 e elevadas de CO2, que causam reduções de longo prazo na taxa de respiração, também causam aumento da vida útil de pós-colheita.
A colheita dos vegetais deve ser realizada nos horários mais frescos do dia e os produtos mantidos protegidos de temperaturas elevadas. Deve-se evitar colher após chuvas intensas, bem como quedas excessivas das frutas e hortaliças e o super enchimento das caixas no campo.
características modificadas com a maturação dos frutos Carboidratos: o amido será convertido em açúcar. ... Ácidos: diminuem sua concentração com o decorrer do amadurecimento. Cor: com a maturação a clorofila se modifica, obtendo outras cores característica de cada fruta.
As principais alterações que ocorrem no fruto durante a maturação são: produção de etileno e outros produtos voláteis; mudanças na cor, na taxa respiratória, na permeabilidade dos tecidos e na textura; e transformações químicas que atingem os carbo-hidratos, ácidos orgânicos, proteínas, compostos fenólicos, pigmentos e ...
O etileno nos frutos climatéricos: É esse hormônio que impulsiona o aumento da respiração em frutos climatéricos.
Em nível doméstico é possível utilizar essa propriedade do eteno para amadurecer mais rapidaamente determinadas frutas. Por exemplo, quando se embrulha bananas em jornal, é como se tivéssemos “aprisionado” o etileno, acelerando o amadurecimento da fruta.