O ensaio de dureza rockwell é um dos métodos mais utilizados no mundo, pois permite avaliar a dureza de materiais metálicos diversos, desde os mais moles até os mais duros.
Métodos de Dureza O método mais comum de obtenção do valor de dureza é medir a profundidade ou área deixada por um instrumento de endentação de formato específico sobre o material, usando-se para tal uma força definida, aplicada durante um tempo específico. Esse tipo de ensaio é denominado dureza por penetração.
O ensaio de dureza é bastante utilizado na especificação e comparação de materiais; além disso, é possível, por meio de tabelas, obter uma correlação aproximada entre os métodos de determinação de dureza Brinell, Rockwell e Vickers e os valores de limite de resistência à tração.
O teste de friabilidade Os comprimidos amostrados são então colocados no tambor, que é encaixado no eixo de rotação. O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm. Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada. Geralmente o teste é feito somente uma vez.
O teste de dureza permite determinar a resistência do comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial. A dureza de um medicamento é importante, já que garante a integridade do comprimido, permitindo que ele suporte choques causados durante os processos pós-fabricação.