No caso dos arrotos (eructações) a principal causa é o ar engolido durante as refeições. Quanto mais rápido se come, maior é a quantidade de ar deglutido. Engolir saliva, fumar, mastigar chicletes e falar enquanto come também causam deglutição de ar. Obviamente bebidas gasosas aumentam as eructações.
Ocorre geralmente como uma resposta à distensão gástrica após as refeições. Esta distensão leva a um relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago (o músculo que ao ficar contraído impede o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago), permitindo que o ar vá para o esôfago e então seja expulso pela boca.
Remédios caseiros para arrotos
O consumo de frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.
Alimentos que ajudam a eliminar gases
É recomendado o consumo da laranja, ameixa seca, mamão e abacaxi. "Pode ser feita uma vitamina de mamão, ameixa e aveia para ser tomada todos os dias, auxiliando o funcionamento do intestino", indica a profissional.
Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.
O problema pode, com o tempo, ir diminuindo e a criança, já maior, consegue tomar o leite normalmente”, explica. Já a intolerância à lactose acontece, na maioria das vezes, na adolescência ou vida adulta, quando o intestino começa a diminuir a produção da enzima que digere a lactose.