O vírus que habitualmente provoca a estomatite vírica é o vírus da herpes simples (HSV-1). Todavia, mas com menor incidência os vírus da família Coxsackie também podem desencadear a patologia.
5 remédios caseiros para estomatite
Tratamento de Estomatite Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.
O que comer em caso de estomatite?
O tratamento para a estomatite durante as crises, onde a ferida está aberta, é feito com a higiene do local afetado a cada três horas, além de fazer bochecho com enxaguantes bucais sem álcool. Fazer uma dieta branda, que não inclua alimentos salgados ou ácidos, reduz os sintomas e ajuda na redução das lesões.
O que comer em caso de estomatite?
Alguns exemplos de pomadas para afta no bebê são a Gingilone ou a Omcilon-a Orabase, que têm um efeito mais rápido que os remédios analgésicos e estimulam a cicatrização.
O tratamento da estomatite infantil é feito a base de analgésicos que irão certamente aliviar as dores, porém em casos de vírus, não há mais o que fazer, pois a crise não se cura com antibióticos. Medicamentos orais e tópicos podem ser administrados para ajudar com a dor e a febre.