Autonomia coletiva: é o princípio que assegura aos grupos sociais o direito de elaborar normas jurídicas que o Estado reconhece; é o direito positivo auto-elaborado pelos próprios interlocutores sociais para fixar normas e condições de trabalho aplicáveis ao seu respectivo âmbito de representação.
O que é Autonomia: Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas.
Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. ... Veja também: autonomia. A pessoa autônoma é alguém que age por si, que não possui vínculos com outras pessoas, empresas e instituições. O conceito de autônoma pelo direito brasileiro é daquela que é livre para gerir sua vida.
A autonomia individual em relação aos interesses coletivos deve ser entendida como a forma de buscar o máximo de independência, mas sabendo que uma hora ou outra pode-se depender de alguma pessoa.
Podemos dizer que independência é a capacidade de cumprir uma tarefa sem auxílio, enquanto a autonomia se refere capacidade de refletir, de escolher e decidir o modo pelo qual determinada ação será realizada.
O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo.