As funções das células T CD4+ efetoras são recrutar e ativar os fagócitos (macrófagos e neutrófilos) e outros leucócitos que destroem os microrganismos intracelulares e alguns extracelulares, e ajudar os linfócitos B a produzir anticorpos.
O MM é uma proliferação plasmocitária letal com envolvimento da medula óssea e tecidos extraósseos com caráter multifocal. Cerca de 90% dos casos ocorrem em pacientes acima dos 50 anos e a idade mediana é de 70 anos.
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
A confirmação diagnóstica da leucemia é feita com o exame da medula óssea, o mielograma. Em alguns casos, ainda é necessário à realização da biópsia da medula óssea, onde um fragmento do osso da bacia é retirado e enviado para análise de um patologista.
Tumors That Originate in or Near the Spinal Cord*
Um tumor da medula espinhal é geralmente um câncer de pulmão, mama, próstata ou outro câncer que atingiu a coluna vertebral. Mas em alguns casos, os tumores da medula espinhal são causados por um distúrbio genético, como a neurofibromatose.