O que as palavras proparoxítonas têm em comum é que todas elas possuem acentuação gráfica na antepenúltima sílaba. Desta forma, se identificarmos uma palavra cujo acento se encontra na antepenúltima sílaba, já saberemos que se trata de uma proparoxítona.
Regras de acentuação gráfica
São aquelas que possuem a última sílaba tônica Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
Classifica-se como oxítona ou aguda quando há uma palavra que tenha o acento tônico na última sílaba. São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais.
Resposta. Resposta: Por exemplo, "Heroico". Essa palavra não é acentuada pois é paroxítona e a sílaba tônica é um ditongo aberto, ou seja, "he-roi-co", o ditongo aberto é o "roi".
Palavras que se escrevem sem acento (mas que todo mundo escreve com)
De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc. ... Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc. São acentuadas: daí (da-í), Piauí (Pi-au-í), Piraí (Pi-ra-í) etc.
Se a palavra não tiver acento (agudo ou circunflexo), o til faz a festa. Cai na sílaba tônica. ... O acento é que indica a sílaba tônica. Órgão e órfã são exemplos.
O nome Aracaju não pode, em hipótese alguma, receber o acento gráfico na letra "u". Isso ocorre porque a palavra é uma oxítona (nome que se dá às palavras cuja sílaba tônica é a última) terminada com a letra "u" precedida de uma consoante.
De acordo com as regras de acentuação do português, a palavra polens não é acentuada graficamente. ... A palavra pólen é acentuada porque são acentuadas graficamente todas as paroxítonas terminadas em -n, para se distinguir das palavras oxítonas: pólen, hífen, glúten, gérmen, líquen, abdômen,...
Resposta: Mas tem o valor de porém. Não é acentuada. Conjunção monossílabo átono.
Quero saber se quando eu falo "não tem porquê" o porquê tem que sair acentuado ou não? Porque pelo que eu vi, só usa o porquê com acento quando tem o "o" (o porquê), mas neste caso, "não tem porquê" o porquê está como motivo, não pra explicar algo.
Não há nenhum exemplo na língua portuguesa em que o porquê não é separado nas interrogações; já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
Resposta: O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. ... Além disso, notou que a sílaba tônica nem sempre recebe acento gráfico.
Ex. Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.