Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.
Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
O polissíndeto é a Figura de Sintaxe que vem em oposição ao assíndeto: quando um conectivo é reiterado muitas vezes na ligação entre palavras ou orações. Ela trabalha e sofre e se cansa e recomeça.
Sendo uma figura de linguagem, o zeugma é um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem. A utilização do zeugma possibilita a não repetição, criando um discurso mais dinâmico. Exemplos de zeugma: Eu estudei a obra de Machado de Assis; Mariana, de Jorge Amado.
Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso.
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Resposta. Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. ... Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui. Observe a frase a seguir sobre o jogador Ronaldo Nazário: “O Fenômeno é o maior artilheiro da história dos Mundiais com 15 gols.”
Exemplos de metonímia A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
5 exemplos de metonímia: "O bonde passava cheio de pernas." "Tomei uma coca-cola no almoço." ... Metonímia é uma figura de linguagem marcada pela substituição de um termo por outro que guardam entre si uma relação de contiguidade, ou seja, um faz parte do outro.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
A metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido. Veja alguns exemplos: - Leio Machado de Assis há anos.
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido....Observe os exemplos abaixo:
A metáfora que conta com a explicitação dos dois termos, por vezes, pode levar você à confusão entre ela e a símile ou comparação. ... Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.
O que é Metáfora e Metonímia: A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.
Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.
A metáfora é a figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Muito utilizada em textos poéticos, ela pode tornar o discurso mais elegante.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.