No Azóico, a Terra estava em processo de resfriamento, durante o qual se formaram as primeiras rochas e a crosta terrestre. Porém, não é considerado como uma era geológica, pois a Terra estava em consolidação.
O éon Proterozoico é a mais nova das duas divisões do tempo Pré-cambriano, o mais velho é o Arqueano. O Proterozoico estendeu-se de 2.
As fases evolutivas que a Terra passou são contadas através de intervalos de tempo variáveis chamados de Éons, Eras, Períodos, Épocas e Idades (Fig. 1). Assim, a escala do tempo geológico corresponde ao arranjo das unidades geocronológicas por ordem de idade.
As fases evolutivas que a Terra passou são contadas através de intervalos de tempo variáveis chamados de Éons, Eras, Períodos, Épocas e Idades (Fig. ... As maiores mudanças físicas e biológicas que a Terra passou ordenaram sua história em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico.
O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.
O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita.
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.