A teoria comportamental é baseada no comportamento individual de cada pessoa, visando explicar da melhor forma o comportamento organizacional. ... Cada teoria administrativa baseia-se em convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.
A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais: 1 – Grande ênfase nas pessoas; 2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho; 3 – O estudo do comportamento humano.
A gestão comportamental funciona a partir da aplicação de métodos da análise do comportamento dentro da empresa para promover melhorias no ambiente e na atuação da organização. O foco de trabalho da gestão comportamental sempre será nas pessoas, estabelecendo diferenças entre as lideranças e os funcionários.
A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorsmo na Administração não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.
A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional.
Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A.
Segundo Chiavenato (1987), a Teoria Comportamental da Administração iniciou-se com Herbert Alexander Simon. Além dele, Chester Barnard, Kurt Lewin, J.G. March, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são grandes participantes desta teoria.
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Teoria de Aprendizagem de Skinner
No momento em que Skinner (1953) aponta que o self seria a causa de comportamentos quando o indivíduo que se comporta não conhece as variáveis das quais seu comportamento é função, pode-se inferir que causas são atribuídas a uma estrutura interna quando o indivíduo não tem a capacidade de descrever as variáveis que ...
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.
A abordagem comportamentalista analisa o processo de aprendizagem, desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social, centrando-se no comportamento observável. Essa abordagem teve como grande precursor o norte-americano John B. Watson, sendo difundida e mais conhecida pelo termo Behaviorismo.
Máquina de ensinar de Skinner foi uma proposta de Burrhus Frederic Skinner para a resolução do problema do déficit no processo de aprendizagem humana.
O aparelho permite a apresentação de um material cuidadosamente planejado, no qual cada problema dependerá da resposta ao anterior e onde, por isso, é possível fazer progresso contínuo até a aquisição de um repertório complexo.
Define-se "comportamento" como a relação entre estímulo e resposta. Essa relação só poderá ser bem compreendida se acrescentarmos o fato que não se deve limitar metodologicamente o significado de estímulos e respostas que estabelecem a relação (comportamento).
Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.
A psicologia como o behaviorista a vê é um ramo experimental puramente objetivo das ciências naturais. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento. ... O comportamento do homem, com todo o seu refinamento e complexidade, constitui apenas uma parte do esquema total de investigação do behaviorista.
Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...
Comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência dos elementos. Essa definição ampla já dá conta da distinção entre a concepção de comportamento adotada pelo Behaviorismo watsoniano (Watson, 1919/1924) e pelo Behaviorismo Radical.
A análise proposta pelo Behaviorismo Radical sugere a necessidade de uma significativa revisão no nosso modo tradicional de interpretar os fatos que compõe nossa vida em sociedade.
Skinner enunciou quatro conceitos básicos para se entender os pressupostos do behaviorismo radical: comportamento, resposta, ambiente e estímulo. ... Os comportamentos respondentes são as respostas de um organismo imediatamente após a apresentação de um estímulo e podem ser de dois tipos: incondicionados e condicionados.
Skinner
A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais (variáveis de contexto - Staddon, 1973), manipulando variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observando os efeitos em variáveis dependentes (mudanças no comportamento).
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
Esse entendimento das relações funcionais entre comportamento e ambiente consiste na base da análise funcional do comportamento. Esta análise pressupõe que um indivíduo emite um dado comportamento por este ter sido selecionado por suas conseqüências.
O comportamento operante caracteriza-se por ser um comportamento voluntário. Exemplos: andar, correr, pular, escrever, etc. Ele não é produto de um estímulo que o antecede, mas é seguido de conseqüências.