Objetivo: a marsupialização é uma opção de tratamento dos cistos, no qual uma janela cirúrgica comunicando com a cavidade bucal, suturada junto à mucosa adjacente, é aberta para o esvaziamento progressivo do conteúdo interno da lesão, acarretando em sua descompressão e consequente diminuição.
A enucleação consiste em um processo pelo qual a lesão cística é inteiramente removida (HENRY-NETO et al., 2007). Segundo Regezi e Sciubba (2000) a enucleação incompleta do epitélio cístico pode levar ao desenvolvimento de um cisto residual, após meses ou anos do tratamento inicial.
O tratamento usual da rânula é a marsupialização, na qual uma porção da mucosa oral do assoalho da boca é excisada, junto com a parede superior. Posteriormente, a parede da rânula é suturada à mucosa oral do assoalho da boca e deixada cicatrizar por segunda intenção.
A Rânula ocorre devido a um rompimento do ducto da glândula que conduz a saliva. A causa comumente é por trauma local mas pode ser também de origem infecciosa ou por uma obstrução. A Rânula não é câncer e nem se transforma em um. Procure um estomatologista para fazer o diagnóstico e instituir o tratamento.
Rânula é uma patologia não hereditária, indolor, caracterizada por formação de uma bolsa preenchida geralmente por líquido mucinoide, frequentemente resultante de trauma ou obstrução da glândula associada.
Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.
A sialoadenite é a infecção bacteriana da glândula salivar, geralmente em razão de cálculo obstruindo a drenagem ou hipossecreção da glândula.
Opções de tratamento caseiro
As infecções das glândulas salivares podem ser causadas pelo bloqueio de ductos. Nesse caso, o inchaço da glândula pode vir acompanhado por vermelhidão e pus. Mais raramente, o inchaço de uma glândula salivar ocorre devido a um tumor.
Como ficam expostas à passagem de ar, comida, bebida e tudo o que se leva à boca, acabam se tornando alvo de vírus e bactérias — e, na tentativa de combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório. As amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.
O pescoço inchado pode acontecer devido à gripe, resfriado ou infecções na garganta ou no ouvido, por exemplo, o que leva ao aumento dos linfonodos presentes no pescoço.
Bócio, popularmente conhecido como papo, é o nome que se dá ao aumento da glândula tireoide. Esse crescimento anormal pode tomar a glândula toda e tornar-se visível na frente do pescoço; ou, então, surgir sob a forma de um ou mais nódulos (bócio nodular), que podem não ser perceptíveis exteriormente.
Radiofrequência. A radiofrequência também é uma opção para quem sofre com flacidez no pescoço. A técnica usa o aquecimento da pele para estimular a produção de colágeno, mas precisa ser feita com cuidado. "É importante evitar aplicar esse tratamento próximo à área da tireoide", explica a dermatologista Helena Costa.
A papada pode surgir por diferentes motivos e não apenas pelo excesso de peso, como a maioria das pessoas imaginam. Outras causas muito comuns são o excesso de pele e a flacidez muscular na região. Há ainda quem apresente a papada por possuir mais de um desses fatores ou todos eles.
Confira: Primeiro, sente-se e faça 10 voltas com a cabeça, para o lado direito e depois para o esquerdo. Deite- se de costas e flexione o pescoço até o queixo tocar o peito e repita o movimento 10 vezes. Quando você faz isso há mais de um mês, pode fazer até 50 repetições pois o músculo irá fortalecer cada vez mais.
5 chás superpotentes pra ajudar a acabar de vez com a gordura abdominal
Veja alguns alimentos diuréticos que ajudam a secar a barriga.
Os suplementos para emagrecer é uma boa alternativa para quem deseja emagrecer, respeitando o processo de mudança corporal, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de gordura. A formulação de suplementos são ricos em fibras, fazendo com que o intestino absorva menos gordura durante a alimentação.