Toda água pronta para o consumo é denominada de água potável, pois não oferece riscos à saúde. Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens.
Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.
As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição.
O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de ...
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.
A água para ser tratada passa pela estação de tratamento de água (ETA), que é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer a população.
O principal processo para obtenção de água limpa para consumo envolve a filtração. Mas também podem ser adotados outros processos de limpeza da água, como a destilação. A filtração ocorre com o uso de um recipiente para a remoção de impurezas que possam estar presentes na água.
Para se obter apenas H2O ( água livre de minerais e impurezas ), vc deverá primeiramente fazer uma destilação simples desta água, que consiste em aquece-lá, em um destilador comum, até seu ponto de ebulição que é cerca de 96ºC, com isso vc estará separando a água de substância sólidas muito pequenas não diluidas na ...
Resposta. Usar diferentes métodos de separação de misturas, como a captação do lixo maior e mais visível e depois tratar a água com cloro e outros químicos para matar bactérias e outras impurezas..
Resposta: É muito importante, pois a química está presente em tudo no nosso cotidiano, e antes da água chegar ate as nossas casas ela passa pela estação de tratamento, em que a química está presente em todas as etapas.
Algumas delas são: sulfato de aluminio, sulfato ferroso, cloro, hipoclorito de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsílico. O tratamento da água passa por quatro etapas principais, que são elas: coagulação, floculação, desinfecção e fluoretação.
A água potável não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. ... Já a água pura não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica.